quarta-feira, 27 de março de 2019

Hospital e Maternidade Brasil tem núcleo dedicado à endometriose

Da Redação

Quando o assunto é cólica menstrual, é difícil uma mulher que não tenha passado por esse incômodo em algum momento. No entanto, quando a dor é muito forte e mais frequente do que está habituada no ciclo, é preciso atenção, já que os sintomas podem ser indícios de endometriose. Com a intenção de alertar o público feminino sobre a doença, neste mês acontece a campanha mundial de conscientização, conhecida como Março Amarelo. O Hospital e Maternidade Brasil, de Santo André, apoia a causa e, inclusive, conta com um núcleo exclusivo dedicado à endometriose, com ginecologistas especializados e equipe multidisciplinar.

Em junho de 2019, o Hospital Brasil deve inaugurar o Centro Médico exclusivamente dedicado ao tratamento de endometriose | Foto: Reprodução
A endometriose tem grande incidência e é uma das principais causas de infertilidade, atingindo cerca de 15% das mulheres em idade reprodutiva. A doença é caracterizada pela presença do endométrio, mucosa que reveste a parede interna do útero, crescendo em outros órgãos, como ovários, intestino e bexiga.

Por conta dos sintomas principais - cólicas menstruais fortes, dores na relação sexual, dor pélvica, alterações urinárias e intestinais – a endometriose dificulta a execução de atividades rotineiras, causando incômodo e reduzindo a produtividade das mulheres, conforme explica o ginecologista do Hospital e Maternidade Brasil, Rogers Camargo.

"A doença se classifica em quatro níveis, mínima, leve, moderada ou severa. Por isso, aproveitamos o Março Amarelo para alertar as mulheres para que não negligenciem nem se acostumem com as dores", destaca Camargo.

Pensando em devolver a qualidade de vida para essas pacientes, o núcleo especializado em endometriose do hospital oferece suporte à mulher em todos os estágios do tratamento. "A paciente passa em consulta médica, faz exames e já recebe o direcionamento para tratamento adequado e acompanhamento também com psicóloga e nutricionista", explica o especialista.

Uma equipe dedicada à endometriose no Hospital, que vai desde ginecologistas, cirurgiões do aparelho digestivo, urologistas, radiologistas, médicos do Grupo Dor, até fisioterapeutas, nutricionistas e psicólogos, contribui também para abreviar o tempo de diagnóstico da doença, que chega a levar anos até ser descoberta.

Diagnóstico e tratamento
Para um resultado mais assertivo, no entanto, é preciso usar recursos de diagnóstico por imagem. A ultrassonografia pélvica e a ressonância magnética pélvica são os exames mais indicados e conseguem confirmar a endometriose em 85% a 95% das mulheres.

Há dois tipos de tratamento para combater as dores da endometriose, cabe ao ginecologista avaliar a gravidade da doença. Em casos mais simples, a doença pode ser revertida com medicamentos para dores. Porém, quando mais avançada, a endometriose deve ser removida, por meio de procedimentos cirúrgicos, como a videolaparoscopia e a cirurgia robótica.

Em junho de 2019, o Hospital Brasil deve inaugurar o Centro Médico exclusivamente dedicado ao tratamento de endometriose, com consultórios e equipamentos modernos de medicina diagnóstica, que vão aprimorar ainda mais a detecção e tratamento da patologia. O novo Centro Médico estará sob o comando de uma equipe multiprofissional especializada e referência na região do ABC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coop promove ações gratuitas de saúde no ABC e interior

Redação Em janeiro, a Coop - Cooperativa de Consumo realizará a primeira edição de 2020 da Blitz da Saúde, programa social voltado aos mo...