quarta-feira, 20 de março de 2019

Depilação com cera: especialista lista mitos e verdades sobre o procedimento

Da Redação

Uma das técnicas mais procuradas de depilação é a retirada dos pelos com ceras quentes. Porém, muitas pessoas têm dúvidas sobre o procedimento, de acordo com a responsável técnica da rede Depile-se, Patrícia Almeida. Para esclarecer as principais, ela comenta a seguir os principais mitos e verdades sobre o procedimento.

Exposição ao sol sem filtro solar, após a depilação é um dos vilões para o surgimento de manchas na pele | Foto: Freepik
Além disso, Patrícia comenta que há diversos tipos de cera. "A profissional primeiro identifica o tipo de pele da cliente e o local da depilação, assim ela vai indicar a cera ideal para ela. Temos cera de abacate, chocolate branco, aloe vera, entre outras", conta .

Gestantes podem se depilar?
Verdade. Grávidas podem se depilar em qualquer área do corpo e em qualquer fase da gestação, desde que a pele apresente um aspecto normal e saudável. Porém vale lembrar que é sempre bom a gestante avisar seu médico, antes de realizar o procedimento.

É recomendado esfoliar a pele antes da depilação?
Verdade. Inclusive é indicado fazer uma sutil esfoliação corporal três dias antes da depilação. Neste caso, a depilação será mais eficaz, pois os pelos encravados irão se desprender do folículo que o envolve, facilitando a depilação.

Depilação mancha a pele?
Verdade. Desde que não haja os cuidados necessários. Exposição ao sol sem filtro solar, após o procedimento é um dos vilões para o surgimento de manchas. Vale ressaltar que a temperatura da cera muito elevada também causa queimaduras e possíveis manchas.

Depilação com cera causa varizes?
Mito. A aplicação da cera é feita em uma camada superficial da pele. Já os micro vasos e veias ficam na hipoderme, uma camada mais profunda da pele. Ou seja, onde a cera não pode alcançar. Devemos ressaltar que o surgimento de varizes se dá a fatores genéticos, medicamentos, uso constante do salto alto, por exemplo.

Depilação com cera encrava os pelos?
Verdade e mito. Sim, quando a depilação é feita de forma express, sem prestar atenção ao nascimento do pelo. Já não acontece de encravar, ou dar foliculite, quando a depilação respeita o crescimento dos pelo.

Desodorante causa irritação?
Verdade. A região deve ficar livre de desodorante por no mínimo 24h, após a depilação. O desodorante pode provocar ardência, coceira e vermelhidão. Em alguns casos até mesmo o aparecimento de manchas.

Posso fazer a depilação com cera mesmo usando ácido no rosto?
Mito. Vale salientar que quem está fazendo algum tratamento de ácido, ou que irá iniciar, deverá esperar 30 dias após a interrupção do tratamento para que essa pele se restabeleça e se torne saudável.

Depilar a área facial causa flacidez?
Mito. Depilar a face não causa flacidez, inclusive na região das sobrancelhas.

A depilação com cera dura uma semana?
Mito. Isso vai depender de cada pessoa, em algumas pessoas os pelos tendem a crescer mais que as outras devido a vários fatores, como genética, uso de alguns medicamentos, entre outras. A média do crescimento dos pelos, após a depilação, está em torno de 15 a 25 dias.

Posso me maquiar logo após a depilação?
Mito. O recomendado é aguardar no mínimo 24h. Do contrário certamente provocará o surgimento de foliculite.

Epilação é o termo correto?
Verdade. Depilação é quando o método não remove os pelos pela raiz, somente o cortando, como é o caso das lâminas de barbear. Epilação é quando usamos as ceras, ou outro método que remove o pelo até a raiz. Porém o termo depilação ainda é usado como um todo em todos os métodos de depilações e epilações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coop promove ações gratuitas de saúde no ABC e interior

Redação Em janeiro, a Coop - Cooperativa de Consumo realizará a primeira edição de 2020 da Blitz da Saúde, programa social voltado aos mo...