Nascida e criada em Parnaíba, no Piauí, Jéssica Carvalho está no último ano de Medicina e tem o sonho de se tornar uma grande neurologista. Em 2018, a jovem de 23 anos foi eleita a Miss Brasil Mundo, a primeira nordestina a ganhar a competição em 25 anos. Representante brasileira no Miss World, um dos dois principais concursos de beleza do planeta, Jéssica faz um apelo importante aos brasileiros sobre a hanseníase .
"A hanseníase tem cura e quanto mais cedo a pessoa fizer o tratamento, menor chance de ter sequelas", comenta Jéssica | Foto: Divulgação |
O Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza o tratamento e acompanhamento da doença em Unidades Básicas de Saúde e de referência em todo o País. É importante ressaltar que, logo no primeiro mês de tratamento, a pessoa já não transmite o bacilo. Por isso, é preciso que o paciente siga todo o tratamento, sempre de acordo com a orientação médica.
Ao surgimento de qualquer mancha que tenha a perda ou diminuição da sensibilidade ao toque, ao calor ou frio, procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima e faça o teste. Quanto mais cedo o diagnóstico, menores as chances de sequelas. A hanseníase tem cura e o tratamento está disponível gratuitamente no SUS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário