sexta-feira, 1 de março de 2019

Veterinária orienta como curtir o Carnaval junto com o animal de estimação

Da Redação

Os animais nem sempre lidam bem com mudanças repentinas na rotina, principalmente quando elas envolvem comemorações com muita gente e barulho – comuns em festas de Carnaval. De acordo com a veterinária e gerente de serviços técnicos pet da MSD Saúde Animal, Tatiana Braganholo, é possível aproveitar a folia com a companhia do pet, desde que sejam respeitados alguns limites do animal.

Evite manter roupas ou acessórios no animal que claramente estão o incomodando, alerta a veterinária Tatiana Braganholo | Foto: reprodução
“Cachorros tendem a se adaptar mais facilmente a eventos ou viagens, diferente dos gatos, que têm um perfil mais introspectivo e, portanto, não costumam gostar de ser levados ou incluídos em comemorações” alerta a especialista.

Isso vale também para aqueles que fugirão das comemorações tradicionais e viajarão para descansar, por exemplo. Mesmo que seja algo mais calmo, como uns dias no campo ou na praia, é importante adequar o pet à rotina do lugar, respeitando a sua alimentação, repouso e mantendo-o vacinado e protegido de parasitas. Confira as dicas abaixo, para curtir esse e outros Carnavais com o animal de estimação:

Evite aglomerações 
Alegria para muitos, terror para outros: há quem ame e quem não suporte as multidões comuns do Carnaval. Independente de qual seja a sua preferência, evite sair com o pet em ambientes muito cheios, quentes e barulhentos. Isso pode estressar o animal, principalmente se ele não for do tipo sociável. Se você quiser levar seu amigo de quatro patas a algum bloquinho de rua, procure aqueles mais calmos. Dica: algumas cidades já promovem eventos voltados a quem quer levar os pets à folia.

Cuidado com o calor 
Se a ideia é ir com o animal para algum bloquinho, prefira os que acontecem de manhã ou no fim do dia, além disso, atente-se a temperatura do asfalto, que pode queimar as patinhas. “Caso você esteja na praia ou no sítio curtindo esses dias descansando, não se esqueça de trocar a água do pet com frequência e deixar o local de descanso dele em um local fresco”, lembra Tatiana.

Prevenção é tudo
Lembre-se de manter o pet com as vacinas em dia e protegido contra pulgas e carrapatos – de preferência com produtos de longa duração. Isso porque, em feriados e datas festivas como essa é comum sair da rotina, com isso, o animal tem contato com outras pessoas e animais.

Fantasia só se for confortável
Evite manter roupas ou acessórios no animal que claramente estão o incomodando, pois isso pode estressá-lo. Além disso, não use materiais que possam causar alergias ou dermatites, como o glitter, tão presente nesses dias de festa.

Identificação completa 
Essa é uma valiosa dica para o Carnaval, que também deve ser aplicada ao longo de todo o ano, mantenha seu pet com coleira de identificação. Com ela, o animal consegue ser identificado por outra pessoa, caso se perca de você, evitando que fique perdido nas ruas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coop promove ações gratuitas de saúde no ABC e interior

Redação Em janeiro, a Coop - Cooperativa de Consumo realizará a primeira edição de 2020 da Blitz da Saúde, programa social voltado aos mo...