quinta-feira, 28 de março de 2019

Como sair de um relacionamento tóxico?

Por Margareth Signorelli

Para sairmos de um relacionamento tóxico primeiro precisamos saber como realmente ele é.
Um relacionamento tóxico é aquele que desde o começo tem características negativas, mas como temos a tendência de aguentar, ou tentar consertar o que não está bom por medo de ficarmos sozinhos novamente e também por achar que a culpa é nossa, acabamos continuando nele.

A coach Margareth orienta que, em alguns casos, é necessário procurar ajuda de um coach ou psicólogo, para sair de um relacionamento tóxico | Foto: divulgação
Um relacionamento tóxico drena a sua energia. Você se sente exausto. Não tem vontade nem de acordar. Você está vivo, mas não se sente vivo. Não sabe mais quem é e se sente perdido. Fica confuso, pois existem momentos bons que geralmente estão ligados ao sexo.

Mas, para que você consiga sair dessa dinâmica e romper esse tipo de relação, é importante dar esses três passos:

1 – Em primeiro lugar responsabilize-se pela sua felicidade, pois a única pessoa no mundo que pode lhe salvar é você.

2 – Cuide de você. Procure ajuda de um coach ou psicólogo. Medite. Fale com seus amigos, porque você já vai ter percebido que não sabe mais o que é certo ou errado, quais são seus valores, o que é importante para você e o que realmente é um relacionamento saudável.

3 – Tome decisões claras. Estipule uma data para se fortalecer e terminar com seu sofrimento. Eu costumo dizer que quando a pessoa permanece muito tempo em um relacionamento tóxico é porque o outro não a machucou o suficiente. Tudo tem um momento certo para acontecer, então faça o seu momento!

Quando se sentir forte e perceber a realidade que estava vivendo, vire as costas e não olhe mais para trás. Saia com a sensação prazerosa de ter feito a coisa certa.

Faça sua própria história com final feliz! Afinal, onde está escrito que é porque terminou um relacionamento que a pessoa não é feliz?

Um relacionamento tóxico só vai ser feliz quando ele acabar.

Faça então como a frase: “Saiu daquela história e não levou muita coisa... só seu amor próprio...”
E você precisa mais do que isso?

*Margareth Signorelli tem formação como coach de relacionamento, é especialista em sexualidade pela FMUSP e em EFT ( Emotional Freedom Techniques). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coop promove ações gratuitas de saúde no ABC e interior

Redação Em janeiro, a Coop - Cooperativa de Consumo realizará a primeira edição de 2020 da Blitz da Saúde, programa social voltado aos mo...