terça-feira, 25 de junho de 2019

A professora Brené Brown lança livro sobre liderança

Redação

A professora americana Brené Brown, fenômeno do Netflix e admirada por Oprah Winfrey, lança novo livro no Brasil, o primeiro pela Editora BestSeller. Em "A Coragem para liderar", Brené defende que expor os pontos fracos contribuem para criar um líder empático e mais eficiente.

 "Coragem para liderar" é um guia prático sobre como criar ambientes de trabalho saudáveis, com equipes motivadas | Imagem: divulgação
Como liderar num mundo que está em constante mudança? A professora vem trabalhando arduamente ao longo de duas décadas para responder a esta pergunta. O resultado é "Coragem para liderar", um guia prático sobre como criar ambientes de trabalho saudáveis, com equipes motivadas. Brené defende que liderança não tem a ver com cargos, status ou poder. Um líder é qualquer pessoa que se responsabiliza por reconhecer o potencial nas pessoas e em suas ideias e tem a iniciativa de desenvolvê-lo.

Ela diferencia dois tipos de liderança, a "liderança com armadura" e a "liderança com ousadia". A primeira estimula o perfeccionismo, usa o medo e a incerteza como armas e acredita que para ser um líder é preciso estar sempre certo. Já a "liderança com ousadia" demonstra transparência, pratica a integração e aceita correr riscos.

Os líderes realmente ousados, explica Brené, estão preparados para serem vulneráveis e ouvir sem interromper. Eles têm empatia, conectando-se a emoções que sustentam uma experiência, não apenas à própria. Segundo a pesquisadora, quando há coragem de liderar, não há pretensão de ter sempre as respostas certas, mas sim em fazer as perguntas corretas. Além disso, o poder deixa de ser visto como algo limitado que precisa ser concentrado numa só mão e passa a ser ilimitado quando compartilhado. Quando conversas e situações difíceis aparecem, os líderes recorrem à vulnerabilidade necessária para alcançar bons resultados.

Brené defende que a coragem para liderar vem do ato de chefiar com empatia, sem se sentir ameaçado por mostrar a sua vulnerabilidade. É por isso que a pesquisadora destaca que líderes ousados devem cuidar dos seus funcionários e estar conectados a eles.  Para tal, ela diferencia a "liderança com armadura", quando a atitude defensiva e a necessidade de estar sempre certo acabam gerando falta de confiança e decisões ruins.

Em "Coragem para liderar", Brené apresenta os resultados da sua pesquisa junto de histórias pessoais e outros exemplos reais, para responder às questões da maneira direta e sem floreios que milhões de leitores em todo o mundo já conhecem e admiram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coop promove ações gratuitas de saúde no ABC e interior

Redação Em janeiro, a Coop - Cooperativa de Consumo realizará a primeira edição de 2020 da Blitz da Saúde, programa social voltado aos mo...