segunda-feira, 17 de junho de 2019

Especialista fala sobre mitos e verdades sobre a asma

Redação

A asma - inflamação crônica das vias aéreas, que provoca estreitamento dos canais de respiração - atinge 30 em cada 100 crianças brasileiras e está entre as principais causas de hospitalização infantil. O otorrinolaringologista do Hospital Cema, Pedro Vieira, comenta que há muitos conceitos envolvendo a asma e nem todos são verdadeiros. Para desmistificar a doença, ele explica abaixo quais são os mitos e verdades.

Filhos de pais asmáticos têm mais chances de desenvolver asma | Foto: reprodução

Os sintomas da asma são tosse e dificuldade de respirar, que pode ser de difícil diagnóstico e perdurar a vida toda, mas a boa notícia é que já existem tratamentos inovadores, que vão além da popular bombinha.

“Nos últimos anos começaram a surgir os chamados anticorpos monoclonais e imunobiológicos, uma classe de medicamentos que age diretamente na causa da doença”, explica Vieira.

1 - A asma é mais comum em meninos?
Verdade. Até os dez anos de idade, crianças do sexo masculino têm mais chances de serem diagnosticadas com asma por terem vias aéreas mais estreitas, embora a doença atinja pessoas de ambos os gêneros. Ressaltando que, apesar de mais comum na infância, a asma também pode aparecer em adultos.

2 - Asma e obesidade podem estar diretamente relacionadas?
Verdade. O excesso de gordura no corpo leva a altos níveis de leptina e citocina inflamatórias, que estão ligadas ao surgimento da asma. Além disso, a obesidade altera propriedades mecânicas do sistema respiratório.

3 - A “bombinha” de asma vicia?
Mito. O que acontece, muitas vezes, é que o paciente não trata a asma de maneira contínua – o que não é o correto – e necessita da “bombinha” com maior frequência. Mas isso nada tem a ver com “vício”, é mais uma inadequação na forma de tratamento da doença.

4 - A “bombinha” faz mal ao coração?
Mito. Os primeiros remédios broncodilatadores para asma eram substâncias que tinham como efeito colateral a aceleração do coração (taquicardia). Porém, as novas medicações não têm esse efeito colateral.

5 - Asma em adultos pode estar relacionada à insônia?
Verdade. Segundo pesquisa recente da Universidade de Pittsburgh (USA), as crises de asma são mais frequentes em pacientes que têm problemas para dormir. Além disso, pessoas que apresentam as duas doenças costumam ter mais depressão e sintomas de ansiedade.

6 – A vacina é eficaz para asma?
Parcialmente verdade. A imunoterapia (uso de vacinas) e medicamentos homeopáticos, no geral, podem ser coadjuvantes, mas o tratamento padrão da asma é feito com associação de um medicamentos anti-inflamatório da família dos corticoides e de um broncodilatador (geralmente administrado por via inalatória). Porém, o tratamento deve ser individualizado, visando atender as necessidades específicas de cada paciente.

7 - Filhos de pais asmáticos têm mais chances de desenvolver asma?
Verdade. A probabilidade é três vezes maior nas famílias nas quais um dos pais é asmático e aumenta para seis vezes mais, caso ambos os pais sejam asmáticos. Se a mãe tiver asma, a criança tem 80% de chance de também vir a desenvolver a doença.

8 -Asma é uma doença que pode matar?
Verdade. Na realidade, a mortalidade da asma tem muito mais a ver com a falta de cuidado no tratamento e no controle das crises do que no potencial fatal da doença, que é perfeitamente controlada com medicações adequadas.

9 - Asma não tem cura?
Verdade. Embora o tratamento para a doença tenha evoluído muito nos últimos anos, a asma é uma doença crônica, que não tem cura. Contudo, é possível ter qualidade de vida convivendo com a enfermidade, desde que seja feito um correto controle com medicações e mudanças de hábitos.

10 – A asma pode ser desencadeada por alergias?
Verdade. Existem substâncias potencialmente alergênicas, como mofo, poeira e pelo de animais, que podem desencadear os sintomas da asma, em algumas pessoas. Nesse caso, é essencial tratar a alergia, eliminando ou minimizando a exposição aos agentes alergênicos e administrando as crises.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coop promove ações gratuitas de saúde no ABC e interior

Redação Em janeiro, a Coop - Cooperativa de Consumo realizará a primeira edição de 2020 da Blitz da Saúde, programa social voltado aos mo...