sexta-feira, 7 de junho de 2019

Ginecologista fala sobre síndrome dos ovários policísticos

Redação

Menstruação irregular, pelos em excesso no rosto ou no corpo, aumento de peso e o surgimento de acne podem indicar a presença da síndrome dos ovários policísticos. De origem ainda desconhecida, ela é uma doença metabólica geralmente identificada e acompanhada pelo ginecologista, mas que se beneficia de tratamento multiprofissional, segundo o  médico gestor do serviço de Ginecologia da  Beneficência Portuguesa de São Paulo, Maurício Simões Abrão.

A doença atinge entre 8% e 13% das mulheres em idade reprodutiva (entre 15 e 44 anos) | Imagem: reprodução 
"A síndrome só é caracterizada quando detectamos nos exames de imagem e laboratoriais a presença de, ao menos, três fatores conjuntamente: ciclo menstrual irregular, aumento da produção de hormônio masculino e aumento do tamanho dos ovários, que também apresentam microcistos", explica Abrão.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia Regional de São Paulo, a doença atinge entre 8% e 13% das mulheres em idade reprodutiva (entre 15 e 44 anos). "Por isso, é importante estar atento aos sinais que a síndrome apresenta e consultar um especialista o quanto antes para evitar problemas mais graves no futuro, como obesidade e o diabetes - decorrentes da resistência à insulina resultante da síndrome -, ou a infertilidade, fruto da irregularidade da ovulação", detalha o especialista.

O tratamento normalmente passa pela mudança do estilo de vida e, em alguns casos, há necessidade do uso de medicamentos. Abrão comenta que as mulheres que têm a síndrome precisam adotar rotinas mais saudáveis, com alimentação balanceada e prática de exercícios físicos, além de manter o acompanhamento médico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coop promove ações gratuitas de saúde no ABC e interior

Redação Em janeiro, a Coop - Cooperativa de Consumo realizará a primeira edição de 2020 da Blitz da Saúde, programa social voltado aos mo...