quinta-feira, 27 de junho de 2019

Dor na pelve: ginecologista explica quando é necessário buscar ajuda

Redação

Há uma série de fatores que podem desencadear dor na região pélvica ("pé da barriga”): problemas ortopédicos, intestinais, urológicos, doenças inflamatórias e até mesmo endometriose. Segundo a ginecologista e coordenadora da Clínica da Mulher do Hospital 9 de Julho, Bárbara Murayama, caso a dor persista por mais de duas semanas, ou piore rapidamente, é preciso buscar avaliação médica.

 Caso a dor persista por mais de duas semanas, ou piore rapidamente, é preciso buscar avaliação médica | Imagem: reprodução

A pelve é uma área ligada a diversos sistemas do corpo e, por isso, quando apresenta sintomas persistentes ou graves, é preciso fazer uma investigação diagnóstica mais detalhada. Além de eventuais problemas intestinais ou ortopédicos, por exemplo, no âmbito ginecológico há pelo menos duas grandes possibilidades: as causas inflamatórias, cuja origem geralmente está ligada a alguma Doença Sexualmente Transmissível (DST); e a endometriose (doença que se caracteriza pela presença do endométrio - tecido que reveste o útero - fora da cavidade uterina).

"A endometriose é uma das mais importantes causas de dor pélvica com origem ginecológica, pois atinge uma a cada dez mulheres. E, tão importante quanto cuidar do sintoma, é preciso tratar a doença que pode levar à infertilidade feminina", afirma a especialista.

No caso específico da endometriose, a cólica menstrual com piora progressiva, dor na relação sexual e infertilidade são os principais indicadores da doença.

Tratamentos

Quando a dor pélvica tem origem inflamatória, normalmente com base nas DSTs, a opção terapêutica dependerá do tipo de agente causador do problema, mas normalmente é medicamentosa.

Já no caso de endometriose, são analisadas a complexidade, o local das lesões e a intensidade dos sintomas. "Podemos encontrar focos de endometriose não apenas no útero, mas também no intestino, sistema urinário, músculo diafragma que faz parte do processo de respiração ou mesmo no pulmão e, hoje, cada dia mais temos descoberto endometriose em nervos pélvicos. O tratamento envolve uma parte clínica para controle dos sintomas, pode envolver cirurgia em algum momento da trajetória de endometriose da vida da mulher. A boa notícia é que hoje já é possível tratá-la com opções minimamente invasivas", conta a ginecologista.

A mais moderna tecnologia de tratamento cirúrgico para endometriose é a cirurgia robótica. Nela, o médico opera de um console semelhante a um joystick e, assim, como a videolaparoscopia convencional oferece um procedimento seguro e de qualidade, mas com alta tecnologia.

"Com a robótica conseguimos ter visão 3D, o robô nos dá maior precisão cirúrgica, tudo isso agrega valor para atingir o grande objetivo que é fornecer qualidade de vida para as pacientes", finaliza Bárbara.

Um comentário:

  1. Filip Andrea, Ano 2009, 4 de novembro, fomos diagnosticados como HIV-positivos no Lovisenberg Diakonale Sykehus Hospital Na Noruega, eu e meu marido [Filip].
    Desde que temos estado em drogas antivirais, gerenciando nossa vida na Noruega. Devido ao altamente utilizado de medicamentos antivirais que afetou nosso mecanismo de defesa do corpo, não houve cura.
    Nós estivemos nisso, HIV / AIDS desde 2009, novembro, buscando a intervenção de Deus. Um dia fiel Eu estava fazendo Pesquisa on-line sobre tratamento de HIV, Cure, suplementos de ervas, me deparei com o Centro de Pesquisa Herbal Dr.ISE. , 2018 Via;
    DR. ISE Registered Email e What-apps Number 'são;
    ; isespiritualspelltemple@gmail.com
    cureherbal633@gmail.com
    WHATS-APP [+ 234--815--1978--888]
    Ele envia medicamentos fitoterápicos à Noruega, Oslo, com meu endereço, informações fornecidas por mim. Foi 1000ML suspensão líquida de 3 tipos diferentes de medicamentos à base de plantas cada, seguimos o uso e prescrição, ambos escritos em norueguês e inglês.
    Tratamentos foi de 3 semanas de uso, 11 de setembro de 2018. Fomos para o teste de HIV / AIDS, foi mostrado Negativo, fomos mais para 4 adicional Hospital HIV / AIDS Test, todo o resultado foi completamente HIV negativo.
    Dr.ISE curou minhas infecções virais por HIV,
    ; isespiritualspelltemple@gmail.com
    cureherbal633@gmail.com
    WHATS-APP [+ 234--815--1978--888]
    Ele cura várias doenças como HPV, Herpes, Asma, Câncer, Diabetes, Sífilis, Poliomielite, Meningite,
    Pressão alta, perda de peso, reforço de imunidade, protecções de imunidade à base de ervas, suplementos de ervas e muito mais,
    Sua saúde e cura são garantidas pelo Centro de Pesquisa e Cura DR.ISE Herbal
    Obrigado Dr.ISE, Nenhuma palavra para expressar minha felicidade permanece abençoada.
    Filip Andrea, é o meu nome da Noruega, Oslo

    ResponderExcluir

Coop promove ações gratuitas de saúde no ABC e interior

Redação Em janeiro, a Coop - Cooperativa de Consumo realizará a primeira edição de 2020 da Blitz da Saúde, programa social voltado aos mo...