terça-feira, 18 de junho de 2019

Neurologista lista os principais sintomas para identificar a depressão

Redação

O neurologista Leandro Teles explica em seu novo livro, Depressão não é fraqueza (Editora Alaúde), que o diagnóstico da depressão é feito através da identificação de um conjunto de sintomas e sinais, além de compreendê-los dentro de um contexto único. Assim, ele lista abaixo os principais sintomas, para auxiliar as pessoas que desconfiam ter a doença.

O psicólogo deve ser procurado, caso se identifique com a maioria dos sintomas | Foto: reprodução

Vale ressaltar que os sintomas listados abaixo, isolados, não definem a depressão. Caso se identifique com a maioria das situações, é essencial procurar um médico especialista.

Sintomas psíquicos
Os mais famosos e importantes. São o carro-chefe do diagnóstico e compõem um conjunto praticamente obrigatório de alterações para pensarmos em um quadro de depressão. Entre eles, estão:

- Tristeza patológica (humor depressivo);
- Dificuldade de sentir prazer (anedonia);
- Pessimismo e desesperança;
- Baixo autoestima;
- Sentimento de culpa;
- Angústia e ansiedade.

Sintomas físicos
Um cérebro adoecido pela depressão deixa de cuidar adequadamente do corpo que o abriga, gerencia mal as funções vitais e se desapega do árduo trabalho de organizar a complexa máquina vital. São sintomas físicos comuns e característicos:

- Distúrbios de sono;
- Fadiga e indisposição;
- Distúrbios do apetite (podendo alterar o peso);
- Problemas sexuais;
- Dores de cabeça e musculares;
- Problemas gastrointestinais.

Sintomas cognitivos
Sintomas relacionados com a performance do comportamento, da administração da informação e da tomada de decisões. O cérebro mais lento e a falta de engajamento levam a uma série de sintomas como:

- Falta de atenção;
- Esquecimento;
- Falta de criatividade;
- Falta de curiosidade;
- Dificuldade em tomar decisões.

Por fim, Teles reforça: "Não quero que ninguém seja capaz de diagnosticar depressão em si ou no outro, a partir desse conhecimento, até porque isso é trabalho do médico e do psicólogo, mas é fundamental que o leigo tenha a capacidade de desconfiar que algo não anda bem, que existe um processo de adoecimento em curso. Com isso, damos o próximo passo: buscar a ajuda e o diagnóstico diferencial. Com o ‘desconfiômetro’ ligado, somos uma sociedade mais forte e mais solidária".

3 comentários:

  1. É uma grande surpresa ver meu único filho se curar de câncer de fígado com a ajuda de remédio fitoterápico DR UDO, Meu nome é LUIZA EDUARDA.Estou de sau paulo, eu trabalho em limões congelados aqui no brazil.its um grande privilégio com um coração preenchido com alegria e felicidade para dizer ao mundo o quão feliz estou por ver meu único filho sobreviveu ao câncer de fígado com a ajuda de remédios à base de plantas DR UDO.Eu vi um blog onde um homem da Portugar estava testificando como ele foi curado de diabetes através de DR UDO medicina, eu disse a mim mesmo este homem foi curado de diabetes, mas meu filho está sofrendo de câncer de fígado.Eu queria ignorar o testemunho e procurar outro, mas minha mente me disse para voltar e copiar esse número de whatsapp ervas DR e Voltei e copiei o número do whatsapp dele e acrescentei ele, eu expliquei a saúde do meu filho para DR UDO com lágrimas, ele me disse para se acalmar que meu filho ficaria bem, ele narrou todas as instruções para eu seguir e eu segui tudo suas instruções, fiz algum pagamento que ele costumava preparar o remédio e enviá-los para mim, eu usei o remédio em meu filho por um período de 14 dias, repito apenas 14 dias e a saúde do meu filho mudou para melhor, sua respiração que estava alta todos os dias desceu ao normal . ainda é um enorme choque para mim até agora o quão poderoso DR UDO é. ele curou meu filho que quase perdeu a vida. Resumidamente falando, DR UDO merece muito respeito. ele é um bom homem.este é o endereço de e-mail DR UDO e whatsapp número.
    EMAIL.drudoazibahivhealingcentre@gmail.com
    Whatsapp; +2348051075165). Ele tem soluções para tantas doenças e enfermidades.

    ResponderExcluir
  2. Oi eu sou isabella muffile de barcelona espanha,, eu estou dando um testemunho sobre o Dr. Wise o grande Herbalist, ele tem a cura para todas as formas de doenças, ele curou meu vírus HIV / AIDS de 5 anos, embora eu passei por Eu vi diferentes testemunhos sobre diferentes lançadores de feitiços e fitoterapeutas, eu fiquei como: "Muitas pessoas têm a cura do HIV, por que as pessoas ainda sofrem com isso?" Pensei nisso, então eu contatei o Dr. Wise via e-mail (drwisehivhealinghome @ gmail .com ou imo, eu não acreditei muito nele, eu só queria dar a ele um Trier, ele respondeu meu e-mail e precisava de algumas informações sobre mim e também me pediu para fazer um pagamento para o medicamento. ele preparou (CURE ) e enviou para mim através de um serviço de Courier, tomei o medicamento conforme prescrito por ele e fiz check-up duas semanas depois de terminar o medicamento, fui testado HIV negativo, se você é HIV positivo ou qualquer outra doença terminal incluindo Câncer e herpes não perdem mais tempo. Contate-o via: drwise hivhealinghome@gmail.com, imo ou + 2349063191711
    Eu garanto que você será o próximo a dar depoimento sobre este grande curador quando você contatá-lo.
    Você pode me adicionar no facebook: isabella muffile

    ResponderExcluir
  3. Oi eu sou isabella muffile de barcelona espanha,, eu estou dando um testemunho sobre o Dr. Wise o grande Herbalist, ele tem a cura para todas as formas de doenças, ele curou meu vírus HIV / AIDS de 5 anos, embora eu passei por Eu vi diferentes testemunhos sobre diferentes lançadores de feitiços e fitoterapeutas, eu fiquei como: "Muitas pessoas têm a cura do HIV, por que as pessoas ainda sofrem com isso?" Pensei nisso, então eu contatei o Dr. Wise via e-mail (drwisehivhealinghome @ gmail .com ou imo, eu não acreditei muito nele, eu só queria dar a ele um Trier, ele respondeu meu e-mail e precisava de algumas informações sobre mim e também me pediu para fazer um pagamento para o medicamento. ele preparou (CURE ) e enviou para mim através de um serviço de Courier, tomei o medicamento conforme prescrito por ele e fiz check-up duas semanas depois de terminar o medicamento, fui testado HIV negativo, se você é HIV positivo ou qualquer outra doença terminal incluindo Câncer e herpes não perdem mais tempo. Contate-o via: drwise hivhealinghome@gmail.com, imo ou + 2349063191711
    Eu garanto que você será o próximo a dar depoimento sobre este grande curador quando você contatá-lo.
    Você pode me adicionar no facebook: isabella muffile

    ResponderExcluir

Coop promove ações gratuitas de saúde no ABC e interior

Redação Em janeiro, a Coop - Cooperativa de Consumo realizará a primeira edição de 2020 da Blitz da Saúde, programa social voltado aos mo...