quinta-feira, 27 de junho de 2019

Neurocirurgião esclarece dúvidas sobre dor na coluna

Redação
 

As dores na coluna podem ser incapacitantes e estão entre as principais causas de afastamento no trabalho. O neurocirurgião Iuri Weinmann, especializado em cirurgia e medicina da coluna, comenta a seguir as principais dúvidas sobre o problema.

Dor nas costas ou na coluna é um termo genérico que indica quadros dolorosos na região da coluna vertebral, explica o  neurocirurgião Iuri Weinmann | Imagem: reprodução

1 - Dor nas costas e lombalgia são a mesma coisa? 
Não! Dor nas costas ou na coluna é um termo genérico que indica quadros dolorosos na região da coluna vertebral. A coluna é dividida em quatro áreas: a cervical, que é a região do pescoço; a dorsal, que é a região do meio das costas; a lombar que começa na altura dos rins e termina na região sacrococcigiana, onde temos o último osso que compõe a nossa coluna, o cóccix. Assim, a lombalgia é a dor que atinge a região lombar da coluna vertebral, assim como a cervicalgia atinge a região do pescoço e assim por diante.

2 - Dor que repuxa na perna está sempre relacionada ao nervo ciático?
Depende. A dor ciática é um sintoma e não uma doença. Assim, é preciso avaliar o paciente para entender se a dor está ou não relacionada ao nervo ciático. Na maioria dos casos, a dor ciática ocorre por conta de uma hérnia de disco que comprime o nervo, causando o repuxão referido pelos pacientes. Uma dica para saber se a dor está relacionada ao ciático é que ela ocorre em apenas um lado do corpo e se irradia para os quadris, nádegas e pernas. A dor pode piorar quando a pessoa senta ou se levanta.

3 - Hérnia de disco só acontece com pessoas idosas?
Não. A hérnia de disco é uma condição tão democrática que pode afetar até mesmo crianças e adolescentes. Claro que com menor prevalência. Essa condição é a principal causa de dor na coluna. Em geral, os quadros de hérnias de disco aparecem por volta da 40 ou 50 anos, mas há picos de incidência em pessoas jovens, por volta dos 25 anos. O risco aumenta com a idade devido ao desgaste natural da coluna e dos maus hábitos, como sedentarismo, excesso de peso, esforço intenso para carregar peso, má postura e tabagismo.

4 - Toda hérnia de disco precisa ser operada? 
Não. Em 90% dos casos, o tratamento para uma hérnia de disco será conservador. Isso quer dizer que o médico irá prescrever medicamentos para combater a dor e a inflamação, além de recomendar fisioterapia para reabilitação. Após essas terapêuticas, o paciente precisa melhorar seu estilo de vida.

Como? É preciso perder peso, praticar atividade física de forma regular, corrigir a postura, evitar carregar peso e escolher um colchão e um travesseiro adequados. Esses aspectos são essenciais para evitar novos episódios de dor. Entretanto, de 5 a 10% dos casos não respondem ao tratamento conservador e precisam ser tratados de forma cirúrgica.

5 - Todas as cirurgias de coluna deixam a pessoa sem poder trabalhar?
Depende. Atualmente, graças às técnicas das cirurgias minimamente invasivas, o objetivo principal de realizar uma cirurgia na coluna é a reabilitação do paciente, para que ele volte a realizar suas atividades o mais rápido possível, seja trabalhar, andar, se exercitar, se relacionar etc. O que é incapacitante é a dor não tratada e suas causas, como as hérnias de disco. Quem se submete a uma cirurgia, por meio destas técnicas precisa estar ciente que será necessário um autocuidado maior e uma mudança de estilo de vida para continuar ativo.

6 - É verdade que a fratura do cóccix não tem tratamento? 
Depende de que tipo de tratamento estamos falando. Quando fraturado, por exemplo, ou luxado, realmente não há como imobilizar. Fraturar o cóccix ao cair sentado é uma das causas mais comuns de lesão neste osso. Porém, qualquer trauma na região é de difícil resolução. Os tratamentos podem variar desde almofadas para sentar-se, sessões de fisioterapia, infiltrações e, em casos raros, quando a dor é incapacitante, pode ser feita a remoção total ou parcial do cóccix.

7 - É verdade que existe uma espécie de marcapasso para tratar dor na coluna?
Sim, podemos comparar a Neuroestimulação Elétrica da Medula Espinhal, de uma forma grosseira, a um marcapasso. Este dispositivo só é indicado para pessoas que mesmo depois de todos os tratamentos, incluindo cirurgias, continuam com quadros crônicos de dores na coluna.

O dispositivo é implantado no espaço epidural, região entre a coluna vertebral e a membrana que reveste a medula espinhal. Depois de implantado, o dispositivo é regulado por meio da estimulação elétrica para controlar a dor por meio da substituição dos estímulos sensoriais da dor por sensações mais brandas. Até 75% dos pacientes sentem redução e controle da dor depois do implante.

5 comentários:

  1. Filip Andrea, Ano 2009, 4 de novembro, fomos diagnosticados como HIV-positivos no Lovisenberg Diakonale Sykehus Hospital Na Noruega, eu e meu marido [Filip].
    Desde que temos estado em drogas antivirais, gerenciando nossa vida na Noruega. Devido ao altamente utilizado de medicamentos antivirais que afetou nosso mecanismo de defesa do corpo, não houve cura.
    Nós estivemos nisso, HIV / AIDS desde 2009, novembro, buscando a intervenção de Deus. Um dia fiel Eu estava fazendo Pesquisa on-line sobre tratamento de HIV, Cure, suplementos de ervas, me deparei com o Centro de Pesquisa Herbal Dr.ISE. , 2018 Via;
    DR. ISE Registered Email e What-apps Number 'são;
    ; isespiritualspelltemple@gmail.com
    cureherbal633@gmail.com
    WHATS-APP [+ 234--815--1978--888]
    Ele envia medicamentos fitoterápicos à Noruega, Oslo, com meu endereço, informações fornecidas por mim. Foi 1000ML suspensão líquida de 3 tipos diferentes de medicamentos à base de plantas cada, seguimos o uso e prescrição, ambos escritos em norueguês e inglês.
    Tratamentos foi de 3 semanas de uso, 11 de setembro de 2018. Fomos para o teste de HIV / AIDS, foi mostrado Negativo, fomos mais para 4 adicional Hospital HIV / AIDS Test, todo o resultado foi completamente HIV negativo.
    Dr.ISE curou minhas infecções virais por HIV,
    ; isespiritualspelltemple@gmail.com
    cureherbal633@gmail.com
    WHATS-APP [+ 234--815--1978--888]
    Ele cura várias doenças como HPV, Herpes, Asma, Câncer, Diabetes, Sífilis, Poliomielite, Meningite,
    Pressão alta, perda de peso, reforço de imunidade, protecções de imunidade à base de ervas, suplementos de ervas e muito mais,
    Sua saúde e cura são garantidas pelo Centro de Pesquisa e Cura DR.ISE Herbal
    Obrigado Dr.ISE, Nenhuma palavra para expressar minha felicidade permanece abençoada.
    Filip Andrea, é o meu nome da Noruega, Oslo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A medicina herbal está realmente desempenhando um papel importante na condição de saúde de tantas pessoas, estou aqui para dizer ao mundo como meu pai foi curado de doença hepática através de medicação à base de plantas.estou cindy albert, sou de copenhagen na Dinamarca, meu pai sofreu Doença hepática há anos, não há absolutamente nada que não fizemos para curá-lo da doença da doença hepática, mas todos os nossos esforços para curá-lo foram em vão. Então, visitei meu namorado e contei a situação de saúde de meu pai. Foi ele quem me disse para experimentar medicação herbal, já que muitas pessoas foram curadas de doenças diferentes através de fitoterapia, então meu namorado e eu fomos procurar um médico herbal no google e procuramos muito antes de encontrarmos um chamado DR UDO. devido a vários testemunhos que nós fundamos através de seus medicamentos. Eu fui para casa e expliquei tudo sobre o fitoterápico para minha mãe e ela disse que deveríamos tentar, eu escrevi para UDO através de seu whatsapp e expliquei as doenças de meu pai. Para ele, ele disse que não temos nada para se preocupar mais que eu tenha uma solução, ele explicou todos os processos envolve antes que possamos obter o medicamento, minha mãe e eu seguimos todos os processos, fomos capazes de enviar-lhe pouco dinheiro que Ele disse para usar para preparar o remédio e enviá-lo, então depois de alguns dias udo me escreveu e pediu para o nosso endereço residencial e eu enviei para ele, 3 dias depois eu recebi um telefonema da empresa DHL que temos um pacote de Nigéria, então fomos lá e recolhidos o pacote e pagar a DHL sua taxa, quando abrimos o pacote, encontramos um papel que contém as prescrições sobre como ele deve tomar o medicamento, honestamente falando, meu pai tomou o medicamento exatamente um período de 17 dias e uma noite ele se levantou de onde ele mentiu e disse, eu me sinto melhor, foi assim que meu pai foi curado da doença do fígado. é realmente uma coisa que eu nunca esqueceria em toda a minha vida, no caso de você ter um caso parecido, Aqui está o email do DR UDO e o whatsapp para se conectar com ele.Ele cura tantas doenças e doenças.EMEA ... drudoazibahivhealingcentre @ gmail. com.
      WHATSAPP ..... + 2348051075165.

      Excluir
  2. A medicina herbal está realmente desempenhando um papel importante na condição de saúde de tantas pessoas, estou aqui para dizer ao mundo como meu pai foi curado de doença hepática através de medicação à base de plantas.estou cindy albert, sou de copenhagen na Dinamarca, meu pai sofreu Doença hepática há anos, não há absolutamente nada que não fizemos para curá-lo da doença da doença hepática, mas todos os nossos esforços para curá-lo foram em vão. Então, visitei meu namorado e contei a situação de saúde de meu pai. Foi ele quem me disse para experimentar medicação herbal, já que muitas pessoas foram curadas de doenças diferentes através de fitoterapia, então meu namorado e eu fomos procurar um médico herbal no google e procuramos muito antes de encontrarmos um chamado DR UDO. devido a vários testemunhos que nós fundamos através de seus medicamentos. Eu fui para casa e expliquei tudo sobre o fitoterápico para minha mãe e ela disse que deveríamos tentar, eu escrevi para UDO através de seu whatsapp e expliquei as doenças de meu pai. Para ele, ele disse que não temos nada para se preocupar mais que eu tenha uma solução, ele explicou todos os processos envolve antes que possamos obter o medicamento, minha mãe e eu seguimos todos os processos, fomos capazes de enviar-lhe pouco dinheiro que Ele disse para usar para preparar o remédio e enviá-lo, então depois de alguns dias udo me escreveu e pediu para o nosso endereço residencial e eu enviei para ele, 3 dias depois eu recebi um telefonema da empresa DHL que temos um pacote de Nigéria, então fomos lá e recolhidos o pacote e pagar a DHL sua taxa, quando abrimos o pacote, encontramos um papel que contém as prescrições sobre como ele deve tomar o medicamento, honestamente falando, meu pai tomou o medicamento exatamente um período de 17 dias e uma noite ele se levantou de onde ele mentiu e disse, eu me sinto melhor, foi assim que meu pai foi curado da doença do fígado. é realmente uma coisa que eu nunca esqueceria em toda a minha vida, no caso de você ter um caso parecido, Aqui está o email do DR UDO e o whatsapp para se conectar com ele.Ele cura tantas doenças e doenças.EMEA ... drudoazibahivhealingcentre @ gmail. com.
    WHATSAPP ..... + 2348051075165.

    ResponderExcluir
  3. Eu estou aqui para testemunhar ao mundo sobre a bondade de david muhammed
    eu estava doente de herpes1 e 2 e eu estava procurando por ajuda
    vai me ajudar, conhecer um pra ajudar, quando meu amigo me falar sobre david
    muhammed e ele me deu seu e-mail e eu entrei em contato com ele, e eu digo a ele
    meu problema, ele me disse que ele tem a cura herbal para o herpes1 & 2 i
    estava tão feliz em ouvir isso e ele também me referir a muitas pessoas que
    ele ajuda com a cura herbal também, eu estava tão feliz que há cura para
    este herpes1 e 2 eu pedi para o produto nos próximos 4 dias
    herbal estava no meu lugar nos EUA, tomei de acordo com a sua instrução
    depois de tudo e eu fui ao hospital para fazer o check-up e o resultado
    foi negativo e eu estava muito feliz com isso, eu e-mail novamente e agradeço
    ele e eu queria pagá-lo, ele disse que eu deveria pegar meu dinheiro
    longe, ele me disse que eu deveria dizer ao mundo sobre ele, então eu estou agora
    aqui para dizer ao mundo como david muhammed salvar minha vida, ele é um homem
    com o seu próprio destino, você pode acreditar nele com a sua vida e ele
    vai te dar bom resultado, ele também realizar todos os tipos de doença como
     Feitiço de Dinheiro
    Feitiço de porção de saúde
    Promoção nos negócios
    Feitiço de atração
    Casa de bruxa
    Ex back spell
    Feitiço de curandeiro espiritual
    Feitiço de amor
    Feitiço de loteria
    Feitiço gravidez
    Feitiço de Promoção
    Voodoo
    Casar-se feitiço
    Feitiço Soulmate
    Feitiço de Proteção
    HIV / aids
    Engravidar
    Cure qualquer tipo de doença corporal
    E.T.C
    entre em contato com ele via e-mail
    endereço: muhammedspellcast@gmail.com ou Você também pode contatá-lo no WhatsApp +1501
    7812365

    ResponderExcluir
  4. HELLO EVERYONE.. FEW MUNINETS TO REDY THIS INFOR ON HERPES CURE 2018..
    2017 MY MOTHER WAS DIAGNOSED OF HERPES/ KNOWN AS GENITAL WARTS ,I SPENT A LOT OF MONEY ON HER MEDICATION TILL A POINT I EVEN LOST HOPE,BECAUSE MY MOTHER WAS GRADUALLY DYING AND LOST HER MEMORY TOO, I WAS SO DESPERATE TO GET MY MOTHER BACK TO NORMAL, ONE DAY MY UNCLE WHO LIVES IN LONDON UNITED KINGDOM TOLD ME ABOUT DR OLIHA ,WHO HELPED HIM GET RID OF HERPES /GENITAL WART WITH HERBAL MEDICINE AND HIS HERBAL SOAP ,I WAS SO SHOCKED WHEN HE TOLD ME ABOUT THIS ,ALTHOUGH I NEVER BELIEVE IN HERB BUT, I KEEP TO BELIEVE BECAUSE MY UNCLE CAN'T TELL ME LIES WHEN IT COMES TO HEALTH CONDITION I CONTACTED DR OLIHA VIA HIS EMAIL; OLIHA.MIRACLEMEDICINE@GMAIL.COM , YOU CAN TALK TO HIM VIA CALL OR WHATSAPP MESSENGER ON +2349038382931 , HE REPLIED AND ASK ME TO SEND MY HOME ADDRESS AND MY MOTHER'S DETAIL AND THEN I PURCHASED THE HERBAL MEDICINE,SENT ME THE HERBAL MEDICINE THROUGH COURIER SERVICE, WHEN I RECEIVED THIS HERBAL MEDICINE USED IT FOR 2 WEEKS, AND 4 DAYS OF USAGE THE WARTS FELL OFF, MY MOTHER I NOW TOTALLY CURED AND MY MOTHER IS LIVING FREE AND HAPPY AGAIN. YOU CAN TALK TO DR VIA HIS MOBILE NUMBER OR WHATS APP HIM ON +2349038382931.ALL THANKS TO DOCTOR DR OLIHA  

    ResponderExcluir

Coop promove ações gratuitas de saúde no ABC e interior

Redação Em janeiro, a Coop - Cooperativa de Consumo realizará a primeira edição de 2020 da Blitz da Saúde, programa social voltado aos mo...