quarta-feira, 26 de junho de 2019

Paranapiacaba terá “Virada Sustentável” neste fim de semana

Redação

A Virada Sustentável integra a programação Junho Verde, da Secretaria do Meio Ambiente, e terá várias ações gratuitas como aulas abertas, oficinas de gastronomia, jardinagem e fotografia, além de um sarau, neste fim de semana (29 e 30), na Vila de Paranapiacaba. As atividades serão realizadas na Antiga Padaria, na avenida Schnoor, s/nº, e em outros espaços da Parte Baixa da Vila. As inscrições serão realizadas no local, 30 minutos antes do início das atividades.

Programação gratuita, no sábado e domingo, a partir das 10h, acontecerá na Antiga Padaria e em outros espaços da Parte Baixa da Vila | Foto: Helber Aggio

No sábado (29), a Virada Sustentável começa às 10h30, com uma aula de yoga no espaço do Locobreque, na entrada da Parte Baixa. A partir das 14h, no Espaço Motyrô, será realizada a oficina de torno cerâmico. O endereço é avenida Manuel Ferraz de Campos Salles, 461. No mesmo horário, o Ateliê Casa das Corujas abrigará a oficina de brinquedos com garrafas pet. O endereço é avenida Manuel Ferraz de Campos Salles, 456.

A programação na Antiga Padaria começará às 16h, com a oficina “Cachaça e a biodiversidade: a construção de uma identidade brasileira”. Em seguida, serão realizadas as oficinas de grafite e desenho, às 16h, de terrários e jardinagem, às 17h, de sucos e doces indianos, às 17h30, e de macarrão caseiro, às 18h. O Sarau da Sustentabilidade encerrará a programação do dia, também na Antiga Padaria, das 20h às 22h.

Uma aula de Dhyana yoga abrirá a programação da virada do domingo (30), às 10h, no espaço do Locobreque. Em seguida, às 10h30, na Antiga Padaria o chef Lucio Manosso realizará uma aula show de reaproveitamento de alimentos. À tarde as atividades terão início às 12h30, com a oficina “Empreendedorismo Sustentável”.  Na sequência, serão realizadas oficinas sobre “Cuidados e adubagem de nativas da Mata Atlântica”, às 13h, “Aproveitamento de alimentos para crianças e empreendedorismo para adultos”, às 13h30, “Xepa sustentável e Slow Food”, às 15h, e “Cachaça e a biodiversidade: a construção de uma identidade brasileira”, às 16h.

Ainda no domingo à tarde, às 14h, o público poderá conferir a aula de ayuverda e yoga. Também a partir das 14h, a Casa 458 abrigará a oficina de roupas para bonecas com tecido reciclado, e às 15h, a de reciclagem de roupas – jeans velho, uso novo. O endereço é Av. Manuel Ferraz de Campos Salles, 458.

Atrações locais – Além da Virada Sustentável, quem for à Vila no sábado e domingo poderá aproveitar outras atrações locais, como o Museu Castelo, antiga residência dos engenheiros-chefe da ferrovia, com visita monitorada (Caminho do Mens, s/nº, ingresso R$ 3,00) e outros museus que resgatam a história local e da ferrovia.

Outras atrações são a Rota da Madeira, com percurso de 34 km, que pode ser percorrido a pé ou de bicicleta. Partida e chegada no Locobreque; e as trilhas em meio à Mata Atlântica no Parque Natural Municipal Nascentes de Paranapiacaba. Elas podem ser percorridas com o acompanhamento de monitores credenciados. Preços a partir de R$ 25 por pessoa. Visitas das 10h às 16h. E a Feira Caminhos do Cambuci, com produtos elaborados com o fruto típico da Mata Atlântica, estará, no sábado e domingo, das 10h às 17h, no Antigo Mercado.

Como chegar 
Para chegar à Vila de carro, o visitante deve seguir pela Via Anchieta até o quilometro (Km) 29 (placa para Ribeirão Pires), entrar na SP 148 (estrada Velha de Santos) até o Km 33 e pegar a Rodovia Índio Tibiriçá (SP 31) até o Km 45,5. Após, o motorista deve pegar a SP 122 até Paranapiacaba. Também é possível chegar de ônibus, ele sai do Tersa (Terminal Rodoviário de Santo André), localizado na Estação Prefeito Saladino (CPTM), ou da estação ferroviária de Rio Grande da Serra a cada hora (Viação Ribeirão Pires, tel. 4828-9646).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coop promove ações gratuitas de saúde no ABC e interior

Redação Em janeiro, a Coop - Cooperativa de Consumo realizará a primeira edição de 2020 da Blitz da Saúde, programa social voltado aos mo...