segunda-feira, 10 de junho de 2019

Pneumologista lista algumas recomendações para combater as doenças respiratórias

Redação

Em 20 de junho começa o inverno. Além de preparar os tradicionais agasalhos, é preciso ter cuidados extras com a saúde, pois as doenças respiratórias costumam aumentar neste período. Para auxiliar neste processo, a pediatra e pneumologista Natália Barbosa Gomes, do Grupo Prontobaby, listou 15 dicas para prevenir doenças.

É Importante a rotina de aspiração da casa pelo menos uma a duas vezes por semana, para diminuir os ácaros e minimizar as crises alérgicas | Foto: reprodução

Para crianças e adultos, todo cuidado é pouco, desde fazer a manutenção da casa até o uso correto de materiais de limpeza, que também podem ser vilões do ambiente. Uma "orientação de ouro" é a vacinação.

"A aspiração e organização da casa são as principais aliadas na hora de se proteger. Limpar o ar condicionado, usar antimofo e manter a higiene deixam o ambiente livre de bactérias e fungos, que trazem alergias", explica a pediatra. Confira a seguir as demais recomendações.

1. Evitar aglomerações
Nesta época o clima fica mais propicio a transmissão de vírus e a proliferação de bactérias e fungos, sendo assim, evitar locais com aglomeração de pessoas diminui este risco.

2. Limpeza regular
É impossível eliminar toda presença de ácaros da poeira, porém é possível reduzir, quanto menor a população de ácaros, menor o risco de exacerbações.

3. Aspiração da casa
Importante a rotina de aspiração da casa pelo menos uma a duas vezes por semana, preferencialmente com aspiradores de filtro HEPA (alguns alérgenos por serem muito pequenos acabam passando pelos filtros normais). Caso não tenha aspirador use a vassoura ou rodo com pano molhado, nunca use a vassoura, pois a mesma levanta a poeira deixando os ácaros no ar.

4. Organização da casa
Evitar acúmulo de caixas, roupas e etc., pois podem se tornar locais de acúmulo de poeira.

5. Evite tapetes, carpetes ou cortinas
Esses são grandes vilões no acumulo de poeira, por mais limpo e higienizado que sejam o acumulo de partículas pode desencadear uma crise alérgica. Caso não seja possível a retirada destes objetos, é importante lavar regularmente e sempre deixar secar ao sol.

6. Casa livre de mofo
Manter sempre vigilância para possíveis infiltrações e focos de mofo, pois a presença de fungos é um forte gatilho para a alergia.

7. Arejar a casa
Manter a casa arejada diariamente, pelo menos uma vez ao dia, por 30 minutos, para permitir a circulação de ar com janelas abertas.

8. Lavagem frequente da roupa de cama
Faça a troca frequente da roupa de cama, pelo menos uma vez na semana. Fazer a lavagem das mesmas com água quente evita proliferação de germes e mata os ácaros já existentes. Se possível, fazer a secagem na máquina com altas temperaturas, se não, deixe secando exposta ao sol.

9. Utilizar capas em travesseiros e colchões
Existem hoje no mercado diversas capas protetoras, que são resistentes ao ácaro, evitando que os colchões e travesseiros acumulem esse germe. A capa deve ser lavada a cada dois meses.

10. Bichinhos de pelúcia
No quarto de crianças alérgicas os bichinhos de pelúcia devem ser evitados, por ser um grande acumulador de poeira. Para aqueles que têm deve-se ser feita a lavagem frequente com água quente e exposição ao sol regular.

11. Uso correto de materiais de limpeza
Evitar sempre produtos com forte odor.

12. Limpeza do ar condicionado
Atente-se a limpeza regular tanto do filtro quanto de seus dutos, o acumulo de poeira nesses locais pode levar a disseminação de ácaros no ar, quando o aparelho estiver ligado.

13. Animais de estimação
Manter sempre o animal limpo (banhos semanais) e evitar que este frequente o quarto do alérgico, e se possível, evitar que o animal fique no sofá.

14. Limpeza regular do sofá
Manter o sofá limpo e higienizado evita o acúmulo de ácaros.

15. Vacinação
Por ser um período propício à transmissão de vírus a vacinação torna-se essencial, para proteção de pacientes alérgicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coop promove ações gratuitas de saúde no ABC e interior

Redação Em janeiro, a Coop - Cooperativa de Consumo realizará a primeira edição de 2020 da Blitz da Saúde, programa social voltado aos mo...