segunda-feira, 24 de junho de 2019

Monte Verde é opção de destino para curtir o inverno

Redação

O inverno começou oficialmente na última sexta-feira (21). Quem pretende curtir o clima frio, num local rústico e charmoso, pode optar por Monte Verde (MG), especificamente o  distrito de Camanducaia, que tem um dos climas mais frios da região Sudeste.

A Pousada Pedras e Sonhos é uma das opções de hospedagem em Monte Verde | Foto: divulgação

Monte Verde fica a 166 quilômetros (km) de São Paulo e a 480 km de Belo Horizonte. Para chegar lá, siga pela Rodovia Fernão Dias (BR-381) até a cidade de Camanducaia (saída 918) e, de lá, acompanhe as placas de sinalização. São mais 30 km de estrada asfaltada até atingir o portal da cidade e a principal avenida da vila.

Conhecida por seu "clima europeu", Monte Verde fica a mais de 1.600 metros de altitude, cercada pelas montanhas da Serra da Mantiqueira, e atrai muitos casais em busca de sossego e romantismo. Com mais de 150 meios de hospedagem entre hotéis e pousadas, Monte Verde pode acomodar em torno de 12 mil turistas (mais que o dobro do número de habitantes da cidade, que é de 5 mil).

Lá, o clima é frio e seco, portanto, não se esqueça de fazer a mala para o inverno, quando as temperaturas caem frequentemente para abaixo de zero, chegando a -10°C. Não chega a nevar, mas é possível observar a paisagem totalmente coberta de gelo – algo nada comum no clima tropical do Brasil.

A boa pedida, claro, é namorar em frente à lareira, saboreando o típico fondue da região. Mas o destino também possui várias opções de lazer, principalmente as ligadas ao turismo ecológico.
O local possui oito trilhas principais e você pode começar pela Trilha do Pinheiro Velho, que começa na avenida principal e termina no aeroporto. Apesar de ser somente uma pequena pista com um hangar, o aeroporto é o mais alto do Brasil, a 1.600 metros de altitude. Nesta trilha, há um mirante, de onde se tem a melhor vista panorâmica de toda a vila, com as montanhas ao fundo. Será possível ver ainda o mais antigo pinheiro de Monte Verde, com mais de 500 anos.

Para chegar ao topo da pedra conhecida como Chapéu do Bispo, que fica a 2.030 metros de altitude, há uma trilha de aproximadamente uma hora. Outra trilha bacana é a que leva ao topo da Serra da Mantiqueira, que fica exatamente na divisa entre Minas Gerais e São Paulo. Lá de cima, dá pra ver toda a cidade de Monte Verde, além de Campos do Jordão e outras cidades do Vale do Paraíba.
Para fazer essas trilhas, não é necessário acompanhamento de guia, porque são todas leves, mas o ideal é usar um tênis confortável (ou própria para trilha), porque o barro e a lama fazem parte da caminhada. Importante também cuidar da hidratação e usar protetor solar.

Quem prefere uma caminhada mais longa e pesada, pode fazer a trilha que liga Monte Verde a São Francisco Xavier. O caminho dura aproximadamente cinco horas e meia e deve ser feito com um guia local, já que há trechos por dentro de propriedades particulares e muitas bifurcações.
Há trilhas pilotando quadriciclos, motos, jipes ou mesmo de mountain bike ou a cavalo. Tudo pode ser alugado na cidade. Em Monte Verde, é possível praticar montanhismo, arvorismo, rapel, paintball e patinação no gelo. Há uma pista que funciona o ano inteiro. Este ano, a cidadezinhas ganhará também um bar de gelo, prometido para a primeira semana de julho.

A gastronomia de Monte Verde é um charme à parte e bastante variada. Além da típica comida mineira, como o leitão à pururuca, a cidade possui muitos locais diferentes, como os de comida de origem europeia, típica de sua colonização. Desde um strudel até uma truta criada livre de qualquer tipo de poluição. No restaurante Paulo das Trutas, é possível ver a criação e experimentar receitas de mais de 20 anos. Há ainda carne de javali, diversos tipos de queijo e os licores e doces caseiros.

Outras dicas de passeio são a Fazenda Radical, a Chácara Adélia para crianças e o fondue da Mont Vert, um dos mais saborosos da cidade.

Onde ficar
A Pousada Pedras e Sonhos é cercada por enorme área verde preservada e oferece uma das mais espetaculares vistas dos seus cinco chalés decorados no estilo minimalista, com hidromassagem, persianas automáticas, frigobar, lareira, TV a cabo, aquecimento central e isolamento térmico-acústico. Na propriedade, há jardim de inverno panorâmico, trilhas pela Mata Atlântica, a exclusivíssima Casa da Pedra, com trilha e bosque privativo, deck para pequenos eventos e o restaurante Café com Arte, que serve café da manhã em estilo colonial e cardápio internacional.

Já a Pousada Jardim da Mantiqueira tem como conceito principal conectar os clientes com a natureza: observar uma infinidade de pássaros, borboletas ou esquilos e, à noite, admirar as milhares de estrelas do intenso céu azul, nas enormes e panorâmicas varandas das suítes, que se projetam no espetacular bosque de araucárias e bromélias. Por pequenas alamedas arborizadas, chega-se aos privativos  chalés, cercados de muito verde, com jardins coloridos.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coop promove ações gratuitas de saúde no ABC e interior

Redação Em janeiro, a Coop - Cooperativa de Consumo realizará a primeira edição de 2020 da Blitz da Saúde, programa social voltado aos mo...