quinta-feira, 6 de junho de 2019

Geriatra comenta dez sinais da demência senil

Redação

Para o público leigo a palavra demência assusta, pois está relacionada à loucura. Mas na medicina ela é utilizada nesse caso para se referir à perda gradativa e persistente da capacidade intelectual do indivíduo, que acontece naturalmente, por causa do envelhecimento. Ela não acontece de um dia para o outro, por isso é muito importante que os familiares fiquem atentos a alguns sinais, segundo a geriatra do Vivenda Quinta das Flores, Amabile Pandori.

""ter tolerância com o idoso é fundamental", destaca a geriatra Amabile Pandori | Foto: Freepik

"Isso é essencial para que a pessoa seja encaminhada a um especialista, que irá analisar o quadro com cuidado e descartar problemas que podem ser revertidos, como mau funcionamento da tireoide, depressão, coágulos no cérebro, carências nutricionais ou desidratação, entre outros" explica Amabile.

Também é importante que seja excluída a possibilidade de doenças que podem provocar sintomas parecidos, o Alzheimer, por exemplo, que podem exigir cuidados diferentes. Uma vez que o diagnóstico correto é feito, o médico poderá lançar mão de tratamentos, que ajudem a diminuir a progressão do problema. Ele também poderá orientar a família sobre como proceder.

De acordo com a geriatra, "ter tolerância com o idoso é fundamental, pois perder a paciência diante da sua dificuldade costuma fazer com que ele fique nervoso e, por tabela, ainda mais confuso".

Além disso, quando o caso ainda não está tão evoluído e o indivíduo não é totalmente dependente, os filhos e netos podem ajudar o indivíduo a criar soluções para os problemas, que vão se apresentando no dia a dia, como anotar os horários e os nomes dos remédios que deve tomar ou as suas obrigações do dia.

Abaixo a especialista lista os sintomas mais comuns do problema
1 – Dificuldade de memorização;
2 – Comprometimento na capacidade de resolver os problemas do cotidiano;
3 - Distúrbios para formar novas memórias, ou seja, de memorizar fatos novos;
4 - Dificuldade em alternar e dividir a atenção entre dois ou mais estímulos;
5 - Lentificação motora e na velocidade do processamento mental;
6 - Perda da capacidade de executar tarefas complexas;
7 – Mudanças de personalidade;
8 - Falta de orientação no tempo e espaço;
9 - Diminuição da capacidade crítica e de juízo;
10 - Falta de iniciativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coop promove ações gratuitas de saúde no ABC e interior

Redação Em janeiro, a Coop - Cooperativa de Consumo realizará a primeira edição de 2020 da Blitz da Saúde, programa social voltado aos mo...