segunda-feira, 24 de junho de 2019

Dentista esclarece dúvidas sobre dentes de leite

Redação

A chegada dos primeiros dentes de leite causa preocupação, principalmente, nos pais de “primeira viagem”. Com isso, a cirurgiã dentista Mary Daniela Yano Nassif esclarece a seguir as principais dúvidas.

A dentista Mary Daniela alerta que antes do surgimento dos dentes de leite, a boca e a gengiva do bebê já devem ser higienizadas com a ponta de uma fralda, ou com gaze, embebida em água filtrada | Foto: divulgação

Devemos nos preocupar em caso de atraso na vinda dos primeiros dentes de leite?
Sim, pois a idade média normal para o nascimento é por volta de seis meses de idade. Um atraso em torno de mais seis ou oito meses ainda poderá ser considerado dentro dos padrões costumeiros em nossa população. Também poderemos ter dentes de leite que erupcionam (nascem) antes do tempo médio, ou seja, logo após o nascimento ("dente natal"), ou por volta de dois a três meses de idade ("dente neonatal"). Se isso acontecer, procure o odontopediatra.

Quando nascer os dentes do bebê, poderá ocorrer febre ou diarreia?
Ao nascimento dos dentes do bebê, pode acontecer alguns sintomas, como coceira e alargamento da gengiva, com aumento da salivação, estado febril e até as fezes podem ficar mais líquidas.
Para ajudar a ruptura dos dentinhos e melhorar esse desconforto, deveremos oferecer ao bebê alimentos mais duros e mordedores de borracha para massagear a gengiva.

É importante tratar os dentes de leite se eles são temporários?
A presença dos dentes de leite é muito importante, porque prepara o caminho (guia) para o surgimento dos dentes permanentes, mantendo em equilíbrio harmônico o aumento das estruturas da face (dentes, ossos e músculos); proporciona uma mastigação e deglutição adequadas dos alimentos e consequente digestão. Um dente de leite comprometido altamente por um processo de cárie poderá levar a uma infecção, levando a má formação do dente permanente. Além disso, quando deparamos com crianças esteticamente comprometidas, percebemos que ocorrem nelas uma dificuldade de comunicação e integração social.

No caso de perda do dente de leite por trauma (bater a boca), qual procedimento deverá ser tomado?
Se a criança bater a boca, deverá procurar o odontopediatra, para o exame e a radiografia da região atingida, fazendo uma avaliação do caso. Se houver trauma, guardar o fragmento em soro fisiológico, para tentar o procedimento clínico de colagem. Caso ocorra perda do dente, levar o mesmo, em soro fisiológico ou leite, ao odontopediatra, onde será feita a avaliação do procedimento adequado.

O uso da mamadeira estraga os dentes?
O uso da mamadeira após a erupção dos dentes poderá levar a chamada cárie de mamadeira, quando apresentar um uso descontrolado e contínuo. O fato de se adicionar outro componente, como açúcar e cereais, leva a um aumento da cárie. Também recomendamos que a mamadeira noturna seja suspensa tão logo erupcione o primeiro dente; caso haja dificuldade, poderá se oferecer água pura.
Assim, a Academia de Pediatria Americana recomenda que o uso da mamadeira deverá ser interrompido dos nove meses ao primeiro ano de vida. Essa redução deverá ser gradual.

Quando deve ser iniciada a escovação dos dentes de leite?
A escovação dos primeiros dentes deverá ser iniciada assim que estes estejam erupcionando, com escova infantil e de cerdas macias. Antes da erupção dos dentinhos, a boca e a gengiva do bebê já deverão ser higienizadas com a ponta de uma fralda ou com gaze embebida em água filtrada. Os hábitos de higiene, aprendidos quando criança, serão levados para a vida adulta.

A aplicação do flúor deve ser iniciada na dentição de leite?
A aplicação de flúor no consultório dentário deverá ser iniciada já na dentição de leite (dentição decídua), assim que esta esteja completa por volta de dois anos e meio a três anos de idade.
O flúor é um dos agentes importantes na redução da cárie dentária (que é uma doença infecto-contagiosa), em conjunto com outros recursos de prevenção, tais como a escovação e a dieta equilibrada, além do consumo de água fluoretada.

O uso da chupeta (ou mesmo chupar o dedo) faz os dentes entortarem?
Sim. A chupeta ou a sucção do dedo, leva a uma desconformidade das arcadas dentárias e à má posição dos dentes. O costume da chupeta deverá ser interrompido por volta dos três anos de idade, quando a criança já está consciente de suas vontades e não requer mais a compensação de sugar. Portanto, devemos encorajá-la a deixar o hábito, sendo, às vezes, uma troca agradável e consciente.
A retirada do hábito de sucção do dedo requer mais consciência por parte da criança, força de vontade e sua colaboração, que poderá acontecer um pouco mais tarde. Nos casos mais severos, a avaliação de um psicólogo é recomendável.

O uso de antibiótico pode manchar os dentes de leite?
O antibiótico que mais poderá levar a manchas nos dentes de leite é a tetraciclina, quando administrada durante a gestação em grande quantidade e longa duração. 0 mesmo pode acontecer para os dentes permanentes quando administrado à criança logo após o nascimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coop promove ações gratuitas de saúde no ABC e interior

Redação Em janeiro, a Coop - Cooperativa de Consumo realizará a primeira edição de 2020 da Blitz da Saúde, programa social voltado aos mo...