quarta-feira, 3 de abril de 2019

“Abril Marrom” alerta para os cuidados com a saúde dos olhos

Da Redação

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que entre 60% a 80% dos casos de cegueira poderiam ser evitados, por isso, a campanha “Abril Marrom” é destinada à conscientização da população para a prevenção da cegueira.  Segundo o IBGE, mais de 35 milhões de pessoas no Brasil possuem algum tipo de problema de visão, correspondendo a 19% da população brasileira. Aproximadamente 500 mil pessoas receberam o diagnóstico de cegueira.

Para manter a saúde dos olhos é essencial manter os exames oftalmológicos em dia | Foto: Freepik

O diagnóstico precoce e o tratamento adequado, associados à conscientização da população, são capazes de prevenir a cegueira e outras doenças oculares, que muitas vezes são silenciosas e, consequentemente, diagnosticadas em estado avançado ou até irreversível.

Para manter a saúde dos olhos é essencial manter os exames oftalmológicos em dia, conhecendo o histórico familiar de doenças oculares, protegendo os olhos de exposições excessivas à luz solar e artificial, e sempre usar lentes de alta qualidade adequadas à necessidade visual.

 A oftalmologista Alessia Braz, especialista em cirurgia refrativa e catarata, médica parceira da empresa Zeiss, aponta cinco dicas para prevenir problemas oculares:

Alimentação: consumir alimentos como cenouras, folhas verdes, ovos, frutas vermelhas, frutas cítricas e peixes ajuda a evitar problemas na visão. Para se beneficiar, mantenha uma alimentação balanceada e adequada à sua rotina, incluindo alguns desses alimentos nas refeições e nos lanches.

Exposição à luz: a constante exposição à luz azul violeta emitida por TVs, celulares, computadores, tablets e também por lâmpadas de LED pode causar danos irreversíveis aos olhos, por isso, é muito importante fazer pausas a cada 30 minutos de exposição. Para isso, cubra os olhos com as mãos (em formato de concha e sem apertar) e permaneça assim, com os olhos fechados, por cerca de 1 minuto.

Controle da diabetes: o descontrole do diabetes, que atinge 16 milhões de brasileiros segundo a OMS, pode causar bloqueio e rompimento do vaso sanguíneo dos olhos, chamado retinopatia diabética que, se não tratada, causa cegueira. Assim, é muito importante fazer o controle periódico da glicemia e seguir as orientações médicas para evitar danos à visão.

Exposição ao sol: o Brasil tem registrado alta incidência de raios ultravioletas (UV), segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC). A exposição solar de forma intensa e acumulativa pode causar cegueira. Para auxiliar na proteção aos olhos, é necessário usar óculos de sol com lentes que tenham proteção aos raios ultravioletas.

Dormir: o sono inadequado pode contribuir para a fadiga ocular, causando irritação nos olhos, dificuldade para focalizar, secura ou lágrimas excessivas, visão turva e sensibilidade à luz. Para evitar esses problemas, procure dormir, no mínimo, sete horas contínuas e em ambiente com nenhuma ou baixa luminosidade todas as noites.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Petlove lança plataforma de doação de produtos às ONGs

Redação A Petlove, primeiro petshop online e clube de assinaturas para pets no País, lança a primeira plataforma online de doação de pr...