terça-feira, 2 de abril de 2019

Rinoplastia: razões pelas quais as pessoas querem mudar o nariz

Da Redação

A rinoplastia consagra-se como a cirurgia plástica facial mais popular entre homens e mulheres de todas as idades, ao longo do tempo. As razões para essa tendência de popularização da cirurgia incluem a versatilidade do procedimento, de acordo com o cirurgião plástico Ruben Penteado, diretor do Centro de Medicina Integrada.

Aspectos estéticos e funcionais do nariz motivam cirurgia plástica | Foto: Freepik
“Não existe apenas uma razão para um indivíduo consultar um cirurgião plástico para fazer uma rinoplastia. As razões são múltiplas e podem incluir aspectos estéticos e funcionais do nariz. Além disso, os avanços nas técnicas e na tecnologia ajudou a impulsionar a popularidade da cirurgia", comenta Penteado.

Nariz quebrado 
Narizes quebrados não são resultado somente de eventos esportivos de alto nível. Eles também podem ocorrer entre os que praticam esportes somente aos finais de semana, bem como em consequência de acidentes de carro e quedas. Essas lesões acontecem com muita frequência.

"É importante consultar um cirurgião plástico, após qualquer lesão grave no nariz para determinar se você sofreu uma fratura. Há uma janela de tempo durante a qual a cirurgia pode ser realizada para corrigir uma fratura nasal, após a qual pode haver um longo período de espera até que o inchaço diminua", informa Penteado.

Problemas de respiração
Muitas pessoas que roncam e têm dificuldade para respirar têm o que chamamos de desvio de septo ou outras deformidades nasais. "Uma rinoplastia ou septoplastia pode ser indicada para corrigir este problema para melhorar os aspectos funcionais. Os cirurgiões plásticos abordam a forma e a função na mesma cirurgia. Os pacientes querem respirar melhor, é claro, mas também querem que seus narizes tenham uma aparência melhor e se encaixem em suas outras características faciais", relata o cirurgião.

Problemas de sinusite
As sinusites sinusais e infecções crônicas podem ser causadas por um desvio de septo ou outra condição que requer intervenção cirúrgica. Nestes casos, uma septoplastia pode ser necessária para melhorar a saúde geral e bem-estar do paciente.

Aumento da autoestima
Vários estudos sugerem que as cirurgias de nariz podem ajudar a melhorar a autoestima e a qualidade de vida. "Para indivíduos que são autoconscientes do tamanho e da forma do nariz, uma rinoplastia bem executada pode ser um verdadeiro impulsionador da autoconfiança. Alguns são até intimidados pelo nariz, na escola, o que pode causar danos a longo prazo à autoestima", afirma o médico.

Avançar da idade
"À medida que você envelhece, a gravidade puxa o tecido do nariz para baixo, fazendo com que a ponta caia e fique mais bulbosa. O nariz também pode tender a parecer maior com a idade, porque o volume facial se esgota. Quando suas bochechas perdem a definição, seu nariz pode parecer maior. A rinoplastia pode ajudar a corrigir esses problemas, elevando a ponta nasal para proporcionar um perfil mais jovem", finaliza Penteado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nutricionista fala sobre a importância da vitamina C e alerta sobre a suplementação

Redação Muitas pessoas consomem a vitamina C na prevenção de gripes e resfriados. Mas segundo a nutricionista Juliana Vieira, estudos comp...