terça-feira, 23 de abril de 2019

Falta de foco: dicas para mudar esta situação

Redação

Atualmente, muitas pessoas têm dificuldade para manter o foco nas tarefas do cotidiano, segundo o terapeuta coach Richard Tomé. Esta situação foi notada por ele em cerca de 95% dos atendimentos realizados até hoje. Com isso, há prejuízos em questões relacionadas à carreira, família e relacionamento.

Desconexão do propósito e falta de paixão pela vida fazem a pessoa perder o foco, segundo o terapeuta coach Richard Tomé | Foto: divulgação 
De acordo com Tomé, a principal causa que leva uma pessoa a perder o foco na sua rotina é a desconexão do propósito e falta de paixão pela vida, ou seja, o indivíduo está literalmente perdido. "A animação Alice no país das maravilhas traz uma lição muito interessante para o tema, quando a personagem principal e o gato conversam, ela afirma que não sabe para onde vai e o animal responde que ela pode ir para qualquer lugar. Ou seja, o que tiramos disso é que para uma pessoa sem objetivo, qualquer caminho serve".

Se o indivíduo não tem propósito nem paixão, o cérebro não está ligado naquilo que você está disposto a fazer, ou seja, a sua energia não está conectada naquele propósito, que é a tarefa diária. O terapeuta coach listou cinco dicas para ajudar no planejamento e estratégia de uma rotina plena:

Conheça a si mesmo 
O exercício de autoconhecimento é de extrema importância, pois será por meio deste que você poderá fazer uma lista dos seus pontos fortes e dos pontos fracos e em consequência disso, saberá quais pontos deve melhorar. É o princípio para encontrar a paz e a felicidade plena, além do sucesso na vida.

Faça a gestão do tempo 
No ambiente em que vivemos precisamos fazer uma gestão do tempo, a fim de organizar a rotina para administrar as multitarefas. Dentro da administração moderna existe a matriz de priorização de GUT (Gravidade x Urgência x Tendência) que é uma das ferramentas utilizadas na solução de problemas, usada para definir prioridades dadas as diversas alternativas de ação dividida em três áreas, aquilo que é grave, urgente e tendência, ou seja, você tem que focar como tarefa aquilo que é urgente e dar especial atenção a aquilo que é grave, ou seja, delimitar o tempo em que as tarefas serão realizadas, o indivíduo precisa ter elas no seu radar e isso é importante.

Destaque os ganhos e perdas 
A cada tarefa que você for realizar, precisa classificá-la como grave, urgente ou como pendência para ter em mente e informar o seu eu interior sobre esse objetivo. Além disso, precisa fazer uma pergunta para si: o que eu ganho e o que eu perco em fazer essa tarefa?

Embora temos diversas tarefas, nosso cérebro realizará conscientemente uma função por vez. Quando você dedica o seu tempo para fazer algo, outra coisa está deixando de ser feita, então é importante fazer essa análise. Essa é a razão que nos traz a consciência o que realmente está sendo feito, ou seja, essa reflexão nos tira do automático e ela nos desperta.

Seja resiliente e persistente 
Persista em todas as metas que você delimitou para a sua vida. Você precisa manter o foco para conquistar todos os objetivos que almeja. Além disso manter-se capaz de resolver problemas e aprender com eles sem abandonar o seu estado de equilíbrio.

Seja honesto consigo mesmo 
Respeite o seu limite de produção cognitiva, ou seja, caso tenha cinco tarefas para realizar em um dia e essa quantidade você faz muito bem, perfeito! Continue assim, mas não adianta exceder o seu limite e acrescentar mais cinco tarefas para serem executadas. E se você acrescentar mais tarefas, o que vai acontecer é simples, terá um resultado frustrante de, talvez, ter dez tarefas incompletas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coop promove ações gratuitas de saúde no ABC e interior

Redação Em janeiro, a Coop - Cooperativa de Consumo realizará a primeira edição de 2020 da Blitz da Saúde, programa social voltado aos mo...