terça-feira, 23 de abril de 2019

Especialista comenta benefícios da suplementação na terceira idade

Redação

Todas as etapas da vida requerem cuidados especiais e não poderia ser diferente na terceira idade. Durante essa fase, o corpo perde massa muscular e energia. Porém, a suplementação, aliada aos hábitos saudáveis, pode ser uma alternativa para idosos que desejam ter mais bem-estar, saúde ou até performance, no caso daqueles que praticam atividades físicas regulares, de acordo com a nutricionista da SNC, Lila Rangel.

Suplementação deve ser realizada com acompanhamento médico | Foto: Getty Images

“Sempre com acompanhamento profissional, os benefícios da suplementação são inúmeros. Independentemente da idade, gênero ou momento de vida, é importante que a pessoa busque qualidade de vida e tenha uma vida melhor", comenta Lila. Confira a seguir a lista de benefícios da suplementação:

Energia
Na terceira idade, é normal que as pessoas se sintam mais cansadas e menos dispostas. Muitas deixam até de realizar atividades físicas por conta disso. Com a ajuda da suplementação, isso não acontece. Há diversos suplementos que garantem mais energia aos idosos, seja para se exercitar ou simplesmente fazer as atividades do dia a dia. Complementar à alimentação balanceada e equilibrada, a administração de multivitamínicos - fonte de vitaminas e minerais - também contribuem para a saúde, energia e disposição. Uma das vitaminas importantes nesse processo é a do complexo B, trazendo maior disposição e energia aos idosos.

Massa
Nesse estágio da vida, a perda de massa muscular e óssea é considerável. A Creatina e o Whey Protein, por exemplo, são produtos que ajudam nesses aspectos, retardando esses desgastes decorrentes da idade. Assim, a pessoa sofre menos riscos de saúde e melhora a qualidade de vida.

Imunidade
Como os suplementos possuem muitos nutrientes importantes, indispensáveis para a saúde, o organismo se fortalece e a imunidade também. Dessa forma, se a pessoa tiver contato com alguma doença — uma gripe, por exemplo — ela terá mais chances de ser facilmente combatida pelo corpo. Entre os suplementos que auxiliam na melhora e manutenção da imunidade está a arginina e multivitamínicos. Um bom suplemento contendo zinco, ferro, vitamina D e cálcio, reforçam muito a imunidade e parte de estrutura do idoso.

Recuperação
Da mesma forma que acontece com os mais jovens, os suplementos auxiliam o corpo na recuperação pós-exercício. No caso do público mais velho, esses produtos também fazem com que a cicatrização seja mais rápida, até mesmo após a realização de cirurgias. Entre os melhores suplementos que garantem esse benefícios estão a arginina e a glutamina.

Mente
Além de manter o corpo saudável, é necessário que a mente também permaneça bem. Quanto a isso, também existem suplementos específicos que atuam diretamente nas funções do sistema nervoso. Um dos mais conhecidos é o ômega-3. Esse composto ajuda a aumentar o desempenho cognitivo e diminuir os riscos de demência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coop promove ações gratuitas de saúde no ABC e interior

Redação Em janeiro, a Coop - Cooperativa de Consumo realizará a primeira edição de 2020 da Blitz da Saúde, programa social voltado aos mo...