quarta-feira, 3 de abril de 2019

Parkinson: tratamento precoce pode conter o agravamento dos sintomas

Da Redação

O Dia Mundial do Mal de Parkinson é em 11 de abril. A doença atinge mais de 200 mil pessoas no Brasil, gerando grande incapacidade funcional à medida que os sintomas agravam. Por ser ainda uma patologia sem cura, o diagnóstico e tratamento precoces são fundamentais para conter o agravamento dos seus sintomas, que vão além dos tremores e da espasticidade (rigidez muscular), de acordo com o neurocirurgião funcional, mestre e doutor pela Unifesp, Claudio Fernandes Corrêa.

O procedimento cirúrgico de estimulação cerebral profunda pode ser uma alternativa, comenta o neurocirurgião funcional, Claudio Fernandes Corrêa | Foto: reprodução

“A doença se desenvolve a partir da degeneração dos neurônios produtores de dopamina numa região do cérebro conhecida como substância negra, responsável pelo funcionamento de diversas funções de nosso organismo. Por este motivo, além dos já conhecidos sintomas ligados aos movimentos de membros superiores e inferiores (tremor e rigidez), também ocorre a perda da coordenação motora fina, mais perceptível no início por mudanças da escrita, alterações da fala, com queda de potência vocal, disfagia e dificuldade para deglutição, e ainda problemas de marcha e equilíbrio, com caminhar mais instável e inseguro”, explica Corrêa.

O conjunto de sintomas indica que o tratamento da doença de Parkinson precisa compreender a reunião de diversos especialistas conectados com o médico de base, o neurologista. Entre algumas das especialidades importantes nesta integração, estão a fisiatria e a fisioterapia, atuando para a manutenção da mobilidade do paciente; a fonoaudiologia, trabalhando as funções da mastigação e fala; e a psiquiatria e psicologia, fornecendo suporte emocional para quadros de depressão, presente em aproximadamente 30% dos pacientes, que contribuem para o isolamento social.

Quando as terapias convencionais já não apresentam resultados satisfatórios, o procedimento cirúrgico de Estimulação Cerebral Profunda, tradução de Deep Brain Stimulation (DBS), se torna uma indicação para a redução dos movimentos involuntários e da rigidez, com grande resposta de melhora.

O procedimento é minimamente invasivo, realizado com o paciente acordado para que possa responder aos estímulos responsáveis pelo comprometimento dos movimentos. Ou seja, o resultado e melhora dos sintomas é conferido no ato da cirurgia.

“Não é um procedimento novo, mas evolui a cada ano em tecnologias de apoio, garantindo cada vez mais precisão de acesso ao alvo, bem como a qualidade dos equipamentos, incluindo durabilidade da bateria que suporta o funcionamento do eletrodo/estimulador cerebral”, explica o especialista, que já realizou o procedimento em centenas de pacientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coop promove ações gratuitas de saúde no ABC e interior

Redação Em janeiro, a Coop - Cooperativa de Consumo realizará a primeira edição de 2020 da Blitz da Saúde, programa social voltado aos mo...