sexta-feira, 5 de abril de 2019

Especialista comenta lesões mais frequentes na infância

Da Redação

Quando uma criança nasce é normal que a expectativa dos pais sobre cada fase que está por vir aconteça. Em cada período, uma nova descoberta por parte da criança e na primeira infância (até os três anos) isso pode acabar acompanhado de diversas lesões. O especialista em ortopedia pediátrica, Bruno Massa,  comenta que é preciso ficar atento aos possíveis problemas que podem surgir.

A lesão mais frequentes na primeira infância é nos dedos  | Foto: Freepik

"Quando falamos desta faixa de idade, estamos abordando um tempo em que a criança deseja experimentar tudo que vê, sem ter muita noção do perigo ao qual está se expondo", afirma Massa. O médico listou algumas das principais lesões que envolvem o público infantil nesta faixa etária. Confira:

Dedos das mãos
É muito comum recebermos crianças com dedinhos fraturados, sendo essa, a lesão mais frequentes nesta faixa etária. As causas desses traumas variam, podendo ser em razão de acidentes na porta do carro ou de casa, em gavetas e outros. Nem sempre o cuidado e atenção redobrada dos pais e/ou responsáveis são suficientes para evitar os acidentes.

Apesar disso, algumas medidas simples servem como dicas na prevenção desses traumas. Quando o cenário envolve um automóvel, é preciso ter atenção máxima em relação às portas, seja ao fechá-la ou guardar objetos no porta-malas. Já dentro de casa, indica-se o uso das proteções antichoque para evitar que rajadas de vento repentinas possam fechar as portas bruscamente e ferir a criança, além das gavetas que também são consideradas vilãs dos dedos. Em ambientes não costumeiros, observe quinas, objetos de decoração deixados em cima de mesas e estantes, no alcance das crianças que podem puxar e se machucar.

Cotovelos
Pela consciência corporal e o equilíbrio ainda em desenvolvimento, as crianças tendem a sofrer mais quedas, principalmente quando estão em terrenos instáveis. Quando a criança cai, ela acaba usando o braço de apoio e o contato com o chão faz com que lesões ao longo dos braços, em especial na região do cotovelo aconteçam com mais frequência.

Torção no tornozelo
Outra área muito atingida pelos traumas ortopédicos na infância é o tornozelo. É comum que as crianças tenham hábito de correr e brinquem dessa forma, o que, aliado ao pouco equilíbrio e consciência do corpo, faz com que as quedas ocorram com mais frequência.

Uma corrida em solo instável, como grama, ou ainda um momento de distração podem ser suficientes para que o pé vire e gere a torção naquela região. Outro momento de lazer que pode acabar virando um pesadelo com trauma causado envolve a cama elástica. Além do solo instável, típico do brinquedo, o uso dela por muitas crianças de forma simultânea pode gerar o choque entre os presentes no local e, por consequência, a ocorrência de torções na região.

Por fim, Massa destaca que o mais importante não é privar a criança do momento de diversão e sim estar sempre atento a qualquer tipo de problema. "Além da supervisão à criança, que deve existir independentemente da situação, é essencial sempre observar alguma mudança de comportamento por parte dela. Em geral, caso tenha alguma dor, seja nos pés, mãos ou em outra região do corpo, a criança poderá alterar seus hábitos, como aumentar o número de vezes em que pede colo, ou ainda não desejar andar e brincar como de costume".


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coop promove ações gratuitas de saúde no ABC e interior

Redação Em janeiro, a Coop - Cooperativa de Consumo realizará a primeira edição de 2020 da Blitz da Saúde, programa social voltado aos mo...