segunda-feira, 22 de abril de 2019

Alimentação saudável é essencial na prevenção do câncer de cólon

Redação

O cuidado com a microbiota (flora intestinal) é essencial, para prevenir o câncer na região do cólon do intestino.  É preciso auxiliar o bom funcionamento da flora intestinal e, para isso, a boa alimentação é fundamental, conforme explica o geriatra e clínico geral do Hospital das Clínicas, Paulo Camiz.

O consumo diário de fibras deve ficar entre 25 e 30 gramas, segundo a OMS | Foto: reprodução 

“O consumo de fibras é muito importante para o funcionamento adequado da nossa microbiota. Pois, como elas não são digeridas pelo nosso intestino, chegam ao cólon inteiras e servem de alimento para as bactérias, que previnem o câncer de intestino”, explica Camiz.

Além disso, o especialista cita a diferença de consumo de fibras hoje em dia e no passado, o que pode ajudar a explicar o aumento dos casos de câncer de cólon. “Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), o consumo diário de fibras deve ficar entre 25 e 30g (gramas). Os nossos antepassados chegaram a ingerir em média 150 a 200g por dia. Muito distante do que consome o povo norte-americano, por exemplo, que tem a baixa média de 10g diárias, sendo um dos fatores que ajudam a explicar o alto nível de obesidade nos EUA”.

Por fim, o médico faz um alerta: cada corpo é único e deve ser avaliado desta maneira. Com isso, ele comenta que alguns exames podem identificar o tipo de microbiota do paciente e, assim, cada pessoa poder ter uma dieta personalizada, direcionada para a microbiota de cada indivíduo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nutricionista fala sobre a importância da vitamina C e alerta sobre a suplementação

Redação Muitas pessoas consomem a vitamina C na prevenção de gripes e resfriados. Mas segundo a nutricionista Juliana Vieira, estudos comp...