sexta-feira, 12 de abril de 2019

“Dia do Beijo” serve de alerta para os cuidados com a saúde bucal

Redação

Comemorado neste sábado (13), o Dia do Beijo é uma data que simboliza o carinho, afeto e amor e pode oferecer benefícios para a saúde. Porém a dentista Luciana Gonçalves Valente Ferreira ressalta que a boca é um meio transmissor de doenças, por isso, a saúde bucal e a prevenção são importantes.

Uma rotina de higiene bucal, com a escovação de forma correta e uso de fio dental, além de consultas regulares ao dentista, são essenciais para um beijo saudável | Foto: Freepik

Mas, claro, beijar traz também benefícios. “Durante um beijo, queimam-se algumas calorias e o nosso sistema imunológico pode ser fortalecido. Beijar também faz com que nosso organismo libere hormônios como a ocitocina, que é o nosso antidepressivo natural, e combate alguns sintomas, como o estresse, ansiedade e angustia, além de liberarmos a endorfina que é um hormônio responsável pela diminuição de dor”, explica Luciana, que atua na Unidade Básica de Saúde (UBS) Alto Ipiranga, em Mogi das Cruzes (SP), gerenciada pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar.

Algumas doenças são causadas por bactérias, vírus e fungos que se multiplicam por meio da saliva. Muitas dessas enfermidades podem ser transmitidas durante o beijo, algumas conhecidas e comuns, como herpes e mononucleose, até outras mais surpreendentes, como catapora e caxumba (veja na lista abaixo).

Uma rotina de higiene bucal, com a escovação de forma correta e uso de fio dental, além de consultas regulares ao dentista, são algumas das dicas para um beijo saudável. Abaixo algumas doenças e seus sintomas que podem ser transmitidas pelo beijo:

Mononucleose: Também conhecida como “doença do beijo”. Os sintomas geralmente são mal-estar, dor no corpo, febre, dor de garganta e fadiga.

Herpes: São lesões na pele, geralmente na região dos lábios, com pequenas bolhas que antes podem ocorrer coceira e ardor no local.

Candidíase: Também conhecida como “sapinho”. Pode aparecer placas esbranquiçadas ou avermelhadas na região da língua, bochecha e amígdalas.

Sífilis: Também pode ser transmitida pelo beijo, apenas se a pessoa possuir qualquer ferida na região da boca. Surge uma ferida pequena e se não for tratada pode evoluir para um caso mais grave trazendo sérias consequências cerebrais e cardíacas.

Caxumba: Pode causar febre, dor de cabeça, dor no corpo e inchaço na região da mandíbula.

Catapora: Surgem pequenas bolhas na pele, que vão se espalhando pelo corpo que podem agravar e se tornarem feridas. Além disso, pode surgir dor no corpo, febre e cansaço.

Gripe: Ocorre febre acima dos 38ºC, dor de cabeça, calafrios e suores, congestão nasal, músculos doloridos, fraqueza, dor de garganta e tosse seca persistente.

Resfriado: Causa febre, espirros, congestão nasal, coriza e garganta irritada.

É importante procurar um médico, caso apresente qualquer um dos sintomas mencionados acima. Um sistema imunológico fortalecido consegue combater esses organismos que são os causadores de doenças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coop promove ações gratuitas de saúde no ABC e interior

Redação Em janeiro, a Coop - Cooperativa de Consumo realizará a primeira edição de 2020 da Blitz da Saúde, programa social voltado aos mo...