quinta-feira, 4 de abril de 2019

Oftalmologista comenta erros comuns durante o uso de lentes de contato

Da Redação

As lentes de contatos são opções para substituir os óculos. Elas oferecem também proteção contra raios ultravioleta e mais liberdade na prática esportiva e na ida à academia. Porém, existem alguns passos importantes que devem ser seguidos, para evitar doenças oculares e insatisfações relacionadas à má adaptação.  Para prevenir essas complicações, a oftalmologista Thais Packer, da Johnson & Johnson Vision, comenta os descuidos mais comuns dos usuários e dá dicas para não cair nessas armadilhas.

Sempre coloque e retire as lentes em um ambiente limpo, após lavar e secar bem as mãos | Foto: reprodução
Comprar as lentes sem a indicação de um especialista
É verdade que as lentes de contato podem ser adquiridas com alguns cliques, pela internet. Mas antes de efetuar a compra, o primeiro passo deve ser a consulta com o especialista.  "O indicado é que o paciente tenha uma receita atualizada. Além disso, o médico é o responsável por realizar o exame oftalmológico completo do paciente e recomendar a lente de contato mais adequada às suas necessidades", afirma Thais.

Também na consulta, a pessoa deve realizar o teste de adaptação da lente nos olhos para verificar se estão atendendo às suas necessidades. É nesse momento que o especialista orientará o paciente como colocar, retirar e higienizar adequadamente suas lentes – esclarecendo todas as dúvidas.

Não tomar cuidado com o manuseio do produto
Quem nunca sentiu algum incômodo nos olhos durante o dia e resolveu tirar a lente de contato ali, no meio do trabalho ou na rua? Para a especialista, um dos erros mais comuns é fazer o manuseio inadequado das lentes sem lavar as mãos e sem utilizar a solução adequada para limpeza do produto. "Esse hábito aumenta o risco de complicações oculares", sinaliza a oftalmologista.

Por isso, a orientação é sempre colocar e retirar as lentes em um ambiente limpo, após lavar e secar bem as mãos - evitando toalhas felpudas que soltem fiapos de tecido. Para quem fica bastante tempo na rua e não quer carregar os produtos de limpeza e o estojo, uma boa alternativa é optar por lentes de descarte diário. Assim, se você precisar passar a noite fora, é só jogar a lente usada no lixo e a substituir por uma nova.

 Usar lentes que estão fora do prazo de validade
O que pode parecer uma economia de dinheiro, pode sair caro para a saúde. Quando retirada da embalagem, a lente fica exposta ao ar e ao ambiente e, se for usada além da recomendação do fabricante, perde a segurança de uso e a eficiência. Thais aponta que isso quer dizer que os olhos ficam suscetíveis a infecções, desconforto e piora da acuidade visual com as lentes. Por isso, ela indica que o usuário deve seguir à risca a indicação da embalagem e, depois disso, descartar no lixo.

"As lentes de descarte diário não podem ser reutilizadas e precisam ser descartadas ao final do dia. Já as opções de troca programada, como lentes de 14 dias, devem ter seu tempo contado a partir da abertura da embalagem. Por essa razão, é fundamental conversar com o médico sobre a sua rotina para escolher a forma de descarte ideal para você", reforça a especialista.

 Não tirar o produto antes de dormir
Já chegou em casa cansado, foi direto para cama e só percebeu que esqueceu de retirar as lentes de contato no dia seguinte? Mesmo em dias corridos, o recomendado pelos especialistas é sempre retirar a maquiagem e as lentes ao fim do dia. Caso o produto seja de troca programada, é fundamental fazer a limpeza com solução multipropósito própria para lentes e armazenar o produto no estojo. A oftalmologista reforça que não é recomendado dormir com lentes nos olhos.

Não trocar o estojo
Para lentes de troca programada, o estojo e a solução para lentes de contato são itens indispensáveis. Contudo, muitos usuários esquecem que o estojo necessita de cuidados ou podem contaminar as lentes. A especialista indica a higienização do recipiente com a mesma solução multipropósito utilizada para as lentes. Atenção para o prazo de troca do estojo a cada três meses de uso.

Para quem não tem tempo para todos esses cuidados, a especialista indica as lentes de descarte diário, porque são mais práticas e não exigem o cuidado de higienização das lentes e estojo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coop promove ações gratuitas de saúde no ABC e interior

Redação Em janeiro, a Coop - Cooperativa de Consumo realizará a primeira edição de 2020 da Blitz da Saúde, programa social voltado aos mo...