quinta-feira, 25 de abril de 2019

Atividade física é aliada contra a TPM

Redação

A tensão pré-menstrual (TPM) é comum entre muitas mulheres. Segundo estudos recentes da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), os sintomas afetam 80% das brasileiras e são causados pela alteração hormonal que o corpo sofre durante o período, que pode resultar em manifestações físicas e psicológicas, desde retenção de líquidos, fadiga e até irritabilidade. Porém, esses sintomas não são permanentes e podem ser amenizados com a prática de atividade física.

Durante o treino, organismo potencializa a produção de serotonina e endorfina | Foto: Freepik

Durante o treino ocorre alterações hormonais, conforme comenta a ginecologista, obstetra e mastologista, Mariana Rosario. “O exercício físico potencializa a produção do hormônio serotonina. É um componente presente em grande parte dos remédios que trata a depressão, mas podemos tê-lo, por meio do treino, como um antidepressivo natural". Além disso, há também a liberação de endorfina, hormônio relacionado a sensação de bem-estar.

A especialista ainda explica que o ciclo menstrual é dividido em duas fases de 14 dias cada: a estrogênica, que é o período após a menstruação, no qual a mulher se sente mais disposta, sem inchaço, com pele e cabelo mais bonitos, pois o estrogênio promove a sensação de bem-estar. A segunda fase é a progestagênica, quando o corpo se prepara para a ovulação e podem ocorrer os sintomas da TPM.

Já a master trainer de Strong By Zumba, Anna Kobe, recomenda a zumba no período menstrual, por ser rápida e completa. “Trabalhamos o corpo todo, com o próprio peso. O programa também tem um formato de 30 minutos, o Strong 30, para aqueles dias que você precisa de uma versão mais curta, com a mesma intensidade", explica. Vale ressaltar que mesmo menstruada, a mulher pode praticar atividade física.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coop promove ações gratuitas de saúde no ABC e interior

Redação Em janeiro, a Coop - Cooperativa de Consumo realizará a primeira edição de 2020 da Blitz da Saúde, programa social voltado aos mo...