terça-feira, 23 de abril de 2019

Nutricionista alerta sobre consumo de produtos sem lactose por intolerantes

Redação

Dados da pesquisa Datafolha (2017) mostram que cerca de 35% da população brasileira, com idade acima de 16 anos - 53 milhões de pessoas -, tem algum tipo de desconforto digestivo, após o consumo de derivados do leite. Com isso, o mercado dos produtos chamados sem lactose tem crescido no Brasil. Porém,  a nutricionista e pesquisadora Aline Quissak, alerta que produtos “sem lactose” nada mais são que os produtos tradicionais derivados do leite com a enzima lactase e, com isso, esses produtos podem causar ainda mais desconforto ao organismo.

Leite de arroz é uma das opções para substituir o leite de vaca | Foto: divulgação 

“Esses alimentos são os mesmos derivados do leite, a diferença é que neles é adicionada uma enzima química que digere a lactose, ao invés dessa função ser feita pelo seu intestino”, explica.

O intolerante a lactose é um paciente que tem pouca ou nenhuma facilidade de digestão do açúcar natural do leite, a lactose. Com isso, o intestino requisita mais força e água para auxiliar sua digestão, ficando ainda mais irritado e podendo causar diarreia, gases, flatulência e mal-estar. O problema, segundo a nutricionista, é que ao consumir esse tipo de alimento, podemos causar ainda mais desconforto ao organismo, que já está sobrecarregado: “Ao adicionar a enzima química, acabamos atrapalhando ainda mais o intestino, que já está inflamado e irritado; por isso, não aconselho aos pacientes que têm intolerância a consumir esses produtos”, avalia.

Com isso, a melhor solução para esses casos é, com um tratamento adequado, tentar cicatrizar o intestino; optar por produtos com base de leite vegetal ou alimentos que sejam produzidos com o leite animal, mas naturalmente não tenham a lactose, como os famosos queijos maturados (meia cura, canastra). Outro empecilho para quem sofre com a intolerância é o custo, já que os leites vegetais tem valores bem mais altos.

A dica da nutricionista nesse caso é tentar substituir o leite por outros alimentos: “Por exemplo, não precisamos adicionar leite em todas as preparações de bolo. Podemos usar suco de fruta, como o de maçã, que é neutro e traz umidade e maciez para a massa”, completa.

Mas quem não vive sem o tradicional cafezinho com leite, por exemplo, uma boa solução é o leite de arroz, que é um dos mais acessíveis e traz benefícios nutricionais. Confira a receita preparada pela nutricionista:

Leite de Arroz

Ingredientes:

1 xícara de arroz
7 xícaras de água

Modo de preparo:

Em uma panela, coloque o arroz e a água, cozinhando em fogo médio por cerca de 10 minutos ou até o arroz estar cozido. Desligue, coloque o arroz no liquidificador e acrescente mais 4 xícaras de água filtrada. Pulse oito vezes para liberar o amido do arroz na água e pronto.

Se preferir, você pode adicionar um pouco de amêndoas (oito) ou castanha de caju (dez) para que o leite fique mais nutritivo. Não precisa cozinhar, é só bater junto com o arroz e a água filtrada.

Essa receita rente 1 litro e deve ser armazenada em jarra de vidro, na geladeira, por até 3 dias.

Um comentário:

  1. Dr. Itua curar meu HIV, eu tenho um consumo de ARV por 10 anos. Eu estava sofrendo até encontrar o Dr. Itua no site de blogs. Enviei um e-mail a ele sobre meus detalhes sobre meu HIV e minha localização. Expliquei tudo a ele e ele me disse que não havia nada a temer que ele me curasse. , ele me deu garantia. Ele me pede para pagar as taxas dos itens; assim, quando eu for curado, mostrarei gratidão e prestando testemunho de suas ervas curativas, é o que eu vou fazer pelo resto de vocês que estão com HIV O médico Itua é um médico especialista em Medicina Intensiva que é uma especialidade médica que se dedica ao estudo e tratamento das doenças e erros de refração apresentados pelo olho. ele apreciá-lo e o resto dos meus amigos também. É uma alegria para mim estar livre de tomar pílulas e ter essa gordura gorda é um pesadelo. você entenderá do que estou falando se tiver o mesmo problema que eu estava No entanto, não tenho tempo para isso. Estou livre e saudável. Muito obrigado ao Dr. Itua Herbal Center. que ele me enviou recentemente, ele cura todos os tipos de doenças, câncer, ereção fraca, removedor de verrugas, HPV, herpes, doença de Alzheimer, doença de Bechet, doença de Crohn, doença de Cushing, insuficiência cardíaca, esclerose múltipla, hipertensão, fibromialgia, HIV, hepatite B, Inflamatório hepático / renal, Epilepsia, Câncer de próstata, Câncer colorretal, Câncer cerebral, Câncer de pulmão, Infertilidade, Doença de Parkinson, Esquizofrenia, Câncer de pulmão, Câncer de mama, Câncer colorretal, Câncer de próstata, siva.Mutação familiar de Leiden do fator V da insônia familiar fatal, doença de Epilepsia Dupuytren, tumor desmoplásico de pequenas células redondas Diabetes, doença celíaca, doença de Creutzfeldt – Jakob, angiopatia amilóide cerebral, ataxia, artrite, sarampo, tétano, tosse convulsa, tuberculose e poliomielite difteria Escoliose lateral amiotrófica, fibromialgia, toxicidade por fluoroquinolona Síndrome Fibrodisplasia Ossificante Progres Esclerose, convulsões, doença de Alzheimer, carcinoma adrenocortical.Astma, doenças alérgicas.Hiv_Aids, Herpe, DPOC, glaucoma. Catarata, degeneração macular, doença cardiovascular, doença pulmonar. Próstata aumentada, osteoporose. Doença de Alzheimer,
    Dementia.Fibroid, Diabetes, Dercum, Copd, e também Traga de volta o Amante Ex de volta .. Aqui está o seu contato .drituaherbalcenter @ gmail.com Ou o número Whats_app +2348149277967

    ResponderExcluir

Coop promove ações gratuitas de saúde no ABC e interior

Redação Em janeiro, a Coop - Cooperativa de Consumo realizará a primeira edição de 2020 da Blitz da Saúde, programa social voltado aos mo...