sexta-feira, 23 de agosto de 2019

Abertura do Salão de Arte Contemporânea de São Bernardo será neste sábado

Redação

A Pinacoteca de São Bernardo do Campo (Rua Kara, 105, Jardim do Mar) volta a ser cenário de destaque nas artes visuais. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Juventude, retoma a realização do Salão de Arte Contemporânea, que chega a sua 12ª edição e terá neste sábado (24), às 19h30, a premiação e exposição das peças selecionadas.

Exposição conta com mais de 30 obras | Foto: Divulgação/PMSBC

O evento faz parte do calendário de 466 anos da cidade e também marca a celebração de 10 anos do espaço expositivo no endereço atual, comemorado em 22 de agosto.

“Desde o início, esta gestão tem recuperado espaços públicos, democratizado seu uso para diferentes grupos culturais, bem como incentivar a inserção de crianças, jovens e adultos no universo das artes, além de estimular a formação de público. Era natural incentivarmos uma ação que faz parte da história de nossa cidade”, comenta o prefeito Orlando Morando.

Ao todo foram escolhidas 32 obras individuais e uma de coletivo artístico, que vão de instalação, objetos, passando por acrílico e fotoperformance. Haverá a participação de nomes reconhecidos na arte regional que entregarão a quatro artistas os prêmios em dinheiro, no total de R$ 10,5 mil, e placas de menções honrosas a três outros classificados. O edital que teve inscrições abertas, de 15 de maio a 30 de junho, recebeu 454 propostas de 17 estados brasileiros e uma do exterior.

Para o secretário de Cultura e Juventude, Adalberto Guazzelli, é uma satisfação poder retomar o Salão de Arte Contemporânea, após 11 anos interrompido. “Tivemos uma grande quantidade de inscritos, com uma qualidade que nos surpreendeu. Com esta ação estamos valorizando a política de produção de arte contemporânea e tornando a Pinacoteca como um polo para os artistas da nossa região, que podem contar com um espaço expositivo de artes visuais aberto a todos”, afirma.

Renan Marcondes Cevales, de São Bernardo do Campo, é uma das revelações do Salão. Ele que está doutorando pela ECA USP, é artista plástico, performer e pesquisador, com um trabalho que articula coreografia, escultura e pesquisa teórica para descolonizar formas de afeto e desejo, a partir da colocação de corpos em situações assumidamente patéticas.
         
Confira os artistas selecionados:

Selecionados do 1º ao 4º lugar que receberão a Prêmio Aquisição:

Renan Marcondes Cevales
Christiane Cerqueira Martins
Bruno Novais Poli
Manoel Canada

Selecionados menção honrosa:

Ricardo Sanches
Aline Moreno de Oliveira
Livia Afonso de Aquino

Selecionados para a exposição:

Alexandre Arthur Silveira
Antonio João Gonzaga
Audrian Vinicius Cassanelli Griss
Cynthia Leitão da Cunha
Dora Monteiro Smeke
Edmilson José da Silva Filho
Erinaldo da Conceição Cirino
Francisco Emídio Contente Pereira dos Santos
Genivaldo de Amorim
Gilio Mialichi Neto de Oliveira
Guilherme Callegari Melo
Gustavo Aragoni Silveira Moraes
João Paulo Accacio
João Paulo Alvaro Racy
Julia Malta Cardozo Pezzoni
Luís Eduardo Gasparian
Luiz Lavalle Filho
Luiza Uady Siwek
Marcos do Nascimento Saad
Maria Lúcia Slongo Rebelato
Marianne Nassuno
Maysa Thereza de Oliveira e Britto
Michael Jorge da Silva
Natalie Mireya Mansur Ramirez
Sergio Adriano Dias Luiz
Sofia Schramm de Brito
Viviane Vallades da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coop promove ações gratuitas de saúde no ABC e interior

Redação Em janeiro, a Coop - Cooperativa de Consumo realizará a primeira edição de 2020 da Blitz da Saúde, programa social voltado aos mo...