quinta-feira, 15 de agosto de 2019

Paranapiacaba tem “Convenção Steampunk” neste fim de semana

Redação

A Vila de Paranapiacaba sedia a VI Convenção Steampunk neste fim de semana (17 e 18). Assim como nas edições anteriores, os amantes da ficção científica do século XIX, época de ouro das máquinas a vapor, se sentirão em casa para a realização das atividades. A partir das 10h, o Clube União Lyra Serrano (ULS) tem evento com o tema “O Sobrenatural do Século XIX”. Vale lembrar que era o vapor das máquinas que movimentava a ferrovia e a própria vila, na época da inauguração do local, em 1867.

Evento é uma verdadeira imersão no universo Steampunk, que trata de temas como ficção científica, retrofuturismo e cultura nerd | Foto: divulgação

Segundo os organizadores, quem for à Vila no sábado (17) e domingo (18) terá a oportunidade de fazer uma verdadeira imersão no universo Steampunk, que trata de temas como ficção científica, retrofuturismo e cultura nerd. A partir do tema, sobrenatural, os participantes vivenciarão algumas das lendas locais.

A abertura do evento será no sábado, às 10h, no Clube ULS. Em seguida, às 11h, será realizada a palestra de Jairo Costa, autor do livro 'Paranapiacaba: Lendas & Mitos'. A caça ao tesouro assombrado com a Aliança Pirata iniciará a programação do período da tarde, às 13h. Em seguida, às 13h30, o público poderá conferir apresentações de dança com Irene Patelli e Dana Guedes. Para as 14h está programado um Quiz Steampunk. A partir das 15h será realizado um concurso de Steamplay.

Já o tour macabro pela Paranapiacaba assombrada terá início às 17h. Às 17h35 será realizada palestra “Fantasmas, xamãs e espelhos negros: Guerras Astrais nos tempos da rainha Vitória”, com Lord A. Os primeiros episódios da websérie “A Todo Vapor” serão exibidos às 18h30. E a partir das 19h30 haverá o baile de máscaras (Steam Masquerade).

A programação no domingo começará às 10h, com um tour e visita guiada aos museus da Vila com Eduardo Pin. A partir das 11h, no Clube ULS haverá contação de histórias de terror: “Contos de Pandora”, com Malu Paixão e Giovanna Rubbo. Para as 13h está programado o workshop infantil “Aprenda a fazer o próprio ectoplasma” e a caça ao tesouro infantil, a cargo da Aliança Pirata. No mesmo horário será apresentado o painel William Blake & Matrimônio do Céu e Inferno. Às 13h30 será realizada mais uma apresentação de dança e às 14h, o 2º tour e visita guiada aos museus da Vila com Eduardo Pin. Malu Paixão e Giovanna Rubbo prosseguem com a contação de histórias de terror “Contos de Pandora”, às 15h. E às 15h30 será realizado novo “Quiz Steampunk”. O encerramento está previsto para as 16h.

Nos dois dias, quem participar da convenção poderá conferir estandes com artigos sobre a temática Steampunk, universo nerd e games. O Clube ULS abrigará ainda as exposições “Lego Steampunk”, com LUG Brasil, “Através do Tempo – Composições poéticas do universo Steampunk”,  por meio do olhar de Lu Vicente, o gabinete do Dr. Absonus e de peças exclusivas de André Kalixto e Isa Alves. Haverá ainda exibição de animes e desenhos antigos, com Ricardo Lannes (SciFi ABC), RPG e sorteios de brindes.

A VI Convenção Steampunk (SteamCon) é organizada pelo Coletivo Steampunk Paranapiacaba, com o apoio da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Santo André.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coop promove ações gratuitas de saúde no ABC e interior

Redação Em janeiro, a Coop - Cooperativa de Consumo realizará a primeira edição de 2020 da Blitz da Saúde, programa social voltado aos mo...