segunda-feira, 19 de agosto de 2019

Sintomas de estresse que merecem cuidado

*Por Tatiana Pimenta

É bem provável que em algum momento da sua vida, você já foi invadido (a) ou já conviveu com alguém que estava com um nível muito grande de estresse, não é mesmo?

As causas do estresse podem variar de acordo com cada indivíduo e fase da vida  | Foto: Freepik

Diante de uma rotina cheia de responsabilidades e inseguranças, o estresse se tornou presente em grande parte da população e passou ser conhecido como a "Doença do Século XXI".

O estresse é uma reação do organismo frente um evento e/ou situação que necessita de uma adaptação e/ou uma resolução. Tais reações podem prejudicar a saúde física e mental do indivíduo.

Mas será que todo estresse é passível de cuidado? Não! Há aqueles que são considerados positivos, pois eles são responsáveis pela produção de adrenalina, que estimula o nível de criatividade e produtividade.

Porém quando esses hormônios são vivenciados de forma contínua e com uma intensidade excessiva, o organismo deixa de ficar apenas em alerta e passa a se preparar para uma reação de fuga, provocando o esgotamento de energia mental e, consequentemente, causando danos na produtividade e na qualidade de vida.

Quais as principais causas do estresse?
As causas podem variar de acordo com cada indivíduo e com cada fase da vida que o mesmo se encontra. Quando há mudanças ou desconfortos no ambiente escolar, ambiente profissional e no ambiente familiar há grande probabilidade do indivíduo sofrer com os sintomas.

Possíveis causas no ambiente de trabalho: perda do emprego, emprego novo, cobrança excessiva, competições por cargos e salários, questionamento sobre a profissão escolhida.

Possíveis causas no ambiente escolar: dificuldades de aprendizado, competitividade, dificuldades de socialização, bullying, desejo de aprovação social.

Possíveis causas no ambiente familiar: doenças crônicas, falta de tempo para o convívio familiar, discussões, separações, dificuldade de relacionamento, acúmulos de dívidas, luto.

É válido ressaltar que, para cada indivíduo há uma percepção sobre o que é um problema causador dos sintomas. Mas para todos que sofrem com o estresse negativo, as consequências são sempre passíveis de prejuízos físicos e psicológicos, afetando diretamente todas as áreas da vida.

Quais são os principais sintomas de estresse?

Principais sintomas físicos
Dores (dores de cabeça; dores de estômago ou gastrite, dor no peito);
Diarreia ou constipação;
Baixa imunidade (frequentes resfriados e infecções);
Náuseas, tonturas;
Perda de libido;
Sudorese excessiva;
Problemas dermatológicos.

Principais sintomas cognitivos
Dificuldades de memória;
Dificuldades para se concentrar;
Julgamento fraco;
Vê apenas o lado negativo;
Ansioso ou pensamento acelerado;
Preocupação excessiva e constante.

Principais sintomas emocionais
Instabilidade do humor;
Irritabilidade;
Agitação, incapacidade de relaxar;
Sentindo-se sobrecarregado;
Sentimento de solidão e isolamento;
Depressão ou infelicidade geral.

Quando ficar atento aos sintomas?

Agora que entendemos que o estresse faz parte das vivências, é preciso exercitar diariamente intervenções, para permitir que ele entre em nossas vidas, sem causar danos tão intensos. Sendo assim, a psicoterapia tem função de nos auxiliar a identificar, diferenciar e re-significar esses sintomas, com o objetivo de dominá-los e não ser dominado por sintomas tão desconcertantes e prejudiciais ao bem estar individual e social.

Se os prejuízos estão provocando reações no corpo, a introdução de um acompanhamento médico também se torna extremamente importante.

Atividades físicas, a atenção com a qualidade da alimentação e a prática de meditações são grandes aliadas para a restruturação integral biopsicossocial do indivíduo.

* Tatiana Pimenta é CEO e fundadora da Vittude. É engenheira formada pela UEL com MBA executivo pelo Insper. Executiva com 15 anos de experiência profissional em empresas como Votorantim e Arauco do Brasil. Apaixonada por psicologia e comportamento humano, faz psicoterapia pessoal há sete anos. Também é maratonista amadora, palestrante, leitora e colunista de comportamento, inovação e empreendedorismo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coop promove ações gratuitas de saúde no ABC e interior

Redação Em janeiro, a Coop - Cooperativa de Consumo realizará a primeira edição de 2020 da Blitz da Saúde, programa social voltado aos mo...