quarta-feira, 28 de agosto de 2019

Ginecologista comenta que depressão pode acometer casal, após nascimento do filho

Redação

Segundo dados da Fundação Oswaldo Cruz, (Fiocruz), uma em cada quatro mulheres sofrem com a depressão pós-parto. A situação também acomete os homens: de 10% a 15% dos pais passam pelo problema, após o nascimento dos filhos, que pode levar, em casos extremos, ao suicídio. A ginecologista e obstetra Mariana Rosário - membro da Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo (Sogesp) ) e do corpo clínico do Hospital Albert Einstein -  explica comportamentos que podem indicar a situação.

É preciso que os casais estejam atentos aos sintomas de ambos – e não apenas da mulher, recomenda a ginecologista Mariana Rosário 

Os sintomas da depressão pós-parto são caracterizados como tristeza, apatia, desalento e pode ou não ocorrer a rejeição ao bebê. As causas fisiológicas mais comuns do quadro depressivo pós-parto são as alterações hormonais bruscas que ocorrem com a mulher, ou casos apenas emocionais.

Porém, raramente se fala sobre a depressão masculina, após o nascimento do filho. A ginecologista explica que a mudança de vida causada pela chegada do bebê pode trazer ao homem incertezas e inseguranças – as mesmas que são causadas à mulher.

"Assim como muitas mulheres não estão preparadas para ser mães, diversos homens não se veem no papel de pais e um turbilhão de emoções toma conta de suas vidas. É aí que eles não dão conta do momento. Além disso, a nova rotina, o dividir a esposa com o bebê nem sempre são momentos fáceis de encarar. Muitos precisam de ajuda e, não a encontrando, desenvolvem a depressão”, explica Mariana.

A médica já presenciou casos em consultório, que a deixaram impressionada. "Alguns começam com o afastamento do homem da família. Muitos se enterram no trabalho, deixando as atividades familiares totalmente de lado. Depois, vem a depressão, a fadiga, o esgotamento físico e mental", detalha a especialista.

O diagnóstico para a depressão "pós-parto" masculina, muitas vezes, se dá no consultório obstétrico, apesar do tratamento ser realizado com a combinação de atendimento psiquiátrico e psicológico.
"Quando o casal vem em consulta, é comum que a paciente se queixe do esposo e, numa conversa rápida, conseguimos detectar o problema. É aí que orientamos o casal a procurar ajuda", diz Mariana.

O alerta, portanto, deve ser feito: é preciso que os casais estejam atentos aos sintomas de ambos – e não apenas da mulher – na chegada do bebê, afinal, a saúde de toda a família é importante para este momento de tanta alegria e a depressão pode ser precursora do suicídio, tema da campanha do Setembro Amarelo.

Um comentário:

  1. Olá, sou Marcelo Paes Costa Junior e sou do Rio, no Brasil. Deixe-me dar este testemunho ao público sobre um grande médico herbalista que me ajudou com minha própria doença. Eu tinha HIV / AIDS há mais de 5 anos e estava quase no final da minha vida devido à aparência da minha pele. Tudo o que tenho em mente é desistir, porque a vida não me interessa mais. Uma noite, minha irmã me disse que encontrou um médico na internet que pode curar o HIV / AIDS, e nem me interessava porque nunca acreditei. Ela me ajuda em tudo o que o médico pediu, preencheu o formulário de tratamento para mim e até usou seu próprio dinheiro para obter o remédio para mim. Durante uma semana de uso do medicamento, comecei a ficar mais forte, meu sangue começou a fluir normalmente 4 a 5 dias depois, começo a ganhar peso, antes da 3ª semana, meu corpo começou a se desenvolver, minha pele começou a subir. Depois de um mês, fiz o teste de HIV e testei negativo. Estou tão feliz que posso dizer que não sou um paciente de HIV / Aids novamente. Se você tem HIV / Aids ou Hepatite, ou Herpes ou HPV ou doença arterial coronariana ou qualquer doença por favor entre em contato com Dr.O.Water. Seu e-mail é: DRWATERHIVCURECENTRE@GMAIL.COM e seu número de whatsapp é: +2349050205019. Desejo-lhe boa sorte, Deus abençoe a todos vocês. Eu tenho um grupo de saúde no twitter, por favor, siga-me @ Marcelocostapa2 e junte-se ao meu grupo de saúde para que possamos compartilhar informações, criar conscientização e ajudar os outros. Você também pode me enviar um email em marcelocostajunior1967@gmail.com

    ResponderExcluir

Coop promove ações gratuitas de saúde no ABC e interior

Redação Em janeiro, a Coop - Cooperativa de Consumo realizará a primeira edição de 2020 da Blitz da Saúde, programa social voltado aos mo...