quarta-feira, 21 de agosto de 2019

Depressão: psicóloga comenta cinco sintomas

Redação

A depressão afeta 300 milhões de pessoas no mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Conforme a entidade, o índice de depressivos cresceu 18% em dez anos. A psicóloga Andrea Chaves destaca que a depressão causa isolamento social e deixa o indivíduo vulnerável a padrões de julgamento. Abaixo ela lista cinco sintomas, que podem sinalizar que alguém está com depressão.

Alterações no sono e apetite (tanto aumento quanto diminuição) são alguns dos sintomas | Foto: Shutterstock

Segundo estimativas da OMS, até o ano que vem, essa será a doença mais incapacitante do mundo. A entidade aponta ainda que o Brasil é país com mais casos em toda a América Latina, com um total de 11,5 milhões de depressivos, ou seja, 6% dos brasileiros.

Segundo a psicóloga, no Brasil há muito julgamentos equivocados sobre a doença. "É muito comum em nossa sociedade pensarem que é falta de fé, falta de atitude e que a pessoa tem a obrigação de reagir, de pensar que esse é um problema de ‘gente fraca’, ou mesmo uma frescura", comenta.  Pensando nestas atitudes, Andrea listou cinco sintomas psíquicos mais comuns e ressalta que é de extrema importância saber que a depressão é uma doença e como tal precisa de tratamento adequado.

Sintomas comuns da depressão:
1- Perda de humor, ou alterações cíclicas de humor (euforia seguida de muito desânimo)
2- Humor depressivo (tristeza intensa que persiste por muitos dias, com crises de choro ou apatia emocional - a sensação de que fica tudo “cinza”, e nada faz sentido);
3- Fadiga ou sensação de perda de energia;
4- Alterações no sono e apetite (tanto aumento quanto diminuição);
5- Retraimento social (isolamento, falta de desejo de estar com pessoas).

"É essencial saber que não se deve julgar uma pessoa com depressão. É importante que a pessoa com aparentes sintomas busque ajuda especializada, com psicólogo e/ou psiquiatra", finaliza Andrea.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coop promove ações gratuitas de saúde no ABC e interior

Redação Em janeiro, a Coop - Cooperativa de Consumo realizará a primeira edição de 2020 da Blitz da Saúde, programa social voltado aos mo...