quinta-feira, 29 de agosto de 2019

Mulheres são mais vulneráveis à perda dentária do que os homens

Redação

As variações hormonais nas mulheres são fatores de risco, que podem ocasionar prejuízos irreversíveis ao sorriso. O período da gravidez, por exemplo, é especialmente delicado para a saúde bucal, segundo a cirurgiã-dentista Bruna Ghiraldini, especialista em periodontia e coordenadora do Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos da S.I.N. Implant System. Porém, a especialista explica que é possível se cuidar e prevenir a perda dentária.

Além de uma boa higiene bucal, visitar o dentista com frequência, especialmente durante a gestação e quando se aproxima a menopausa, são cuidados essenciais, para manter a saúde bucal | Foto: divulgação 

Durante a gravidez, o organismo recebe uma carga intensa de hormônios estrogênio e progesterona, substâncias que promovem modificações vasculares, facilitando o ataque de bactérias nas gengivas. “Pessoas mais suscetíveis podem desenvolver gengivite que, caso não seja tratada adequadamente, leva à perda dentária”, alerta.

Também na idade madura, segunda Bruna, com a modificação hormonal que reflete em todo o organismo, a incidência de danos à saúde bucal aumenta. Desde a proximidade do final do ciclo menstrual – o chamado climatério, que acontece a partir dos 45 anos – a cavidade oral se ressente sob muitos aspectos. “A gengiva, por exemplo, diminui de volume e se retrai, situação que se intensifica com a chegada da menopausa, o que pode afetar a sustentação dos dentes e aumentar as chances de perda”, explica Ghiraldini.

Outros fatores de risco são osteoporose (frequente na menopausa), tabagismo, diabetes, mordida inadequada, hábito de ranger os dentes, estresse e até mesmo a anatomia da boca.

“Para enfrentar essa perda óssea nos dentes, que muitas vezes ocorre a partir de uma aparentemente inocente inflamação da gengiva – e isso pode acontecer em qualquer idade, com agravante no envelhecimento –, existem algumas formas de cuidado que auxiliam na prevenção. Contudo, se a inflamação não for tratada corretamente, já no início, pode levar à perda dos dentes, pois o que ocorre é que irá faltar osso para apoiá-los”, pontua Bruna.

Solução: implante dentário, tratamento cada vez mais acessível
Bruna comenta que é muito difícil um tecido ósseo perdido voltar a crescer novamente, independentemente do que ocasionou sua perda. “A alternativa, quando isso não acontece, é a pessoa passar pelo procedimento de um implante dentário. Felizmente a tecnologia, hoje, oferece possibilidades seguras, com custo acessível e bastante eficientes de tratamento”, diz.
Ela ressalta, ainda, que um implante adequado contribui para a estética da boca, além da reabilitação da atividade mastigatória, com forte influência na saúde física e psíquica da pessoa que sofreu a perda óssea.

Causas da perda óssea dos dentes em mulheres
• Flutuações hormonais;
• Osteoporose;
• Tabagismo;
• Diabetes;
• Mordida inadequada;
• Inflamações na cavidade bucal;
• Hábito de ranger os dentes;
• Estresse
• Anatomia da boca.

Como evitar:
• Fazer uma boa higiene bucal, com escovação e uso de fio dental;
• Visitar o dentista com frequência, especialmente durante o período de gestação e quando se aproxima a menopausa;
• Ter uma alimentação saudável e evitar os fatores de risco;
• Manter sob controle o estresse e doenças metabólicas;
• Caso o problema apareça, é possível restaurar a autoestima e a saúde bucal com um implante dentário, que substitui satisfatoriamente a raiz dos dentes e tem excelente durabilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coop promove ações gratuitas de saúde no ABC e interior

Redação Em janeiro, a Coop - Cooperativa de Consumo realizará a primeira edição de 2020 da Blitz da Saúde, programa social voltado aos mo...