Redação
De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), em cinco anos, o número de procedimentos estéticos realizados, apenas em homens, passou de 72 mil para 276 mil ao ano. Segundo o cirurgião plástico Victor Cutait, o número só comprova que a busca por um envelhecimento menos aparente e mais saudável deixou de ser apenas uma moda, para se tornar uma tendência, porém é preciso procura por médicos certificados na área, para evitar problemas estéticos e de saúde.
"Quando você vê essa expansão de busca dentro do público masculino, que é, geralmente, o mais fechado a esse tipo de intervenção, percebe que a harmonização facial só tem a se expandir e ganhar ainda mais público. Com o envelhecimento da população, as pessoas chegando a idades avançadas, mas cheias de energia, a busca por uma passagem de tempo estética, com menos marcas e mais saúde, tem se tornado uma preocupação real", afirma Cutait.
Mas é exatamente por conta dessa popularidade que o sinal de alerta precisa ficar ligado. O especialista afirma que há uma banalização dos procedimentos. "O que nós temos observado no nosso consultório são casos em que a pessoa chega para a correção de procedimentos verdadeiramente bizarros. Então há sim, de fato, uma banalização das técnicas, o que é perigoso e coloca a saúde do paciente em risco", afirma o especialista.
Para que não haja percalços no caminho, profissionais da área, incluindo Cutait, recomendam que apenas médicos certificados pela Sociedade Brasileira de Dermatologia ou pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica possam realizar os procedimentos de harmonização facial. Atualmente, cirurgiões-dentistas especializados e formados também podem atuar na área.
"Os habilitados para isso são os médicos, dermatologistas, cirurgiões-plásticos que não só são formados para dominar as técnicas, reparar e driblar qualquer problema, mas também por saberem e conhecerem os melhores produtos para aplicação. É muito importante que o paciente pergunte, tire suas dúvidas e sinta segurança do profissional", comenta.
Quais são as principais técnicas
As técnicas mais comuns para criar um rosto mais harmônico são: o preenchimento com a própria gordura do corpo, o uso de toxina botulínica em rugas, ácido hialurônico para fazer preenchimento (na boca e no "bigode chinês", por exemplo), fios de elevação facial para lifting (correção de flacidez facial), microagulhamento (que perfura superficialmente a pele para promover o rejuvenescimento), procedimentos que estimulam a produção de colágeno contra o envelhecimento, bichectomia (retirada de gordura da bochecha) e lipo de papada (que pode ser feita com enzimas ou com uma espécie de lipoaspiração).
"Além de um resultado insatisfatório, a aplicação de preenchimento errada pode fazer com que o produto caia nos vasos sanguíneos, podendo causar necrose, cegueira ou até mesmo um AVC", finaliza o médico.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Coop promove ações gratuitas de saúde no ABC e interior
Redação Em janeiro, a Coop - Cooperativa de Consumo realizará a primeira edição de 2020 da Blitz da Saúde, programa social voltado aos mo...
-
Redação Em janeiro, a Coop - Cooperativa de Consumo realizará a primeira edição de 2020 da Blitz da Saúde, programa social voltado aos mo...
-
Por Vivian Silva Eternizar momentos especiais é possível, por meio da fotografia. Ao admirarmos uma foto, muitas vezes, revivemos emoções ...
-
Redação O passeio traz melhorias para a saúde física e mental do cachorro, mesmo que não seja muito longo. Mas em períodos quentes como os...
Nenhum comentário:
Postar um comentário