terça-feira, 20 de agosto de 2019

Dermatologista recomenda alguns cuidados para ter a pele facial hidratada no inverno

Redação

Basta a temperatura cair um pouco para a pele, principalmente do rosto, ficar seca, áspera e irritada. Por isso, a dermatologista Camila Moulin - que atende na Dermajour, no Rio de Janeiro - listou alguns segredos, que ajudarão a manter a pele facial hidratada no inverno.

Peles oleosas precisam ser hidratadas, com produtos adequados, ressalta a dermatologista Camila Moulin | Foto: divulgação 

Para ela, uma frase é básica e importante de ser guardada: "Uma coisa é certa: qualquer hidratação é melhor do que nenhuma hidratação".

Segundo a especialista, muitas pessoas têm "medo" de hidratar a pele por ela ser oleosa. No entanto,  óleo e água não se misturam, então, é importante buscar na embalagem os dizeres "livres de óleo" e, assim, será possível repor a água, que a pele precisa, sem piorar a oleosidade ou desencadear acne. Na dúvida, consulte um dermatologista, que indicará o produto adequado.

Quando o assunto é pele seca, Camila aponta: "Elas sofrem ainda mais no inverno. Vejo dermografismo, eczema, disidrose - condições relacionadas a secura da pele que pioram no inverno. Para estas eu indico hidratantes mais densos, máscaras faciais e até mesmo hidratação injetável no consultório. É preciso hidratar para manter a pele integra e protegê-la de todas as condições que podem surgir no inverno mais rigoroso", afirma.

Devo insistir em um óleo facial?
Camila Moulin (CM) - Somente, única e exclusivamente se sua pele não tiver tendência a acne. Se você for mulher e já estiver na menopausa, sem acnes, e bem provável que o óleo facial lhe traga muitos benefícios sim.

Água micelar e termal substituem o hidratante?
CM - Não mesmo. Veja bem: água micelar é utilizada para limpeza, já a água termal para inflamação (ela tem propriedades anti-inflamatórias). Apesar do nome conter "água", não entram na categoria hidratantes. É preciso usar, pelo menos, um tônico hidratante, após a utilização de ambas.

É preciso que o hidratante tenha proteção solar?
CM  - O hidratante com proteção solar facilita a vida de quem está sempre correndo e não tem muito tempo para se dedicar aos cuidados com a pele. No entanto, ele fica restrito ao dia. Um hidratante comum pode ser tanto utilizado para manhã antes do filtro, como a noite, antes de dormir.

E, por fim, que tal uma dica de hidratação caseira?
CM - Para a pele seca é possível fazer hidratação caseira. Não recomendo fazer máscara de hidratação em casa se sua pele for oleosa.

Máscara para pele seca
1 abacate;
2 colheres de sopa de iogurte;
1 colher de sopa de azeite de oliva;
1 colher de sopa de mel.

A pele seca ficará mais hidratada com essa máscara. As gorduras do abacate e do azeite ajudam a selar possíveis rachaduras entre as células. Para completar, o mel e o iogurte vão deixar a pele suave ao toque. Preste atenção para proteger a raiz dos cabelos. Deixe por 5 a 10 min e retire com seu sabonete de preferência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coop promove ações gratuitas de saúde no ABC e interior

Redação Em janeiro, a Coop - Cooperativa de Consumo realizará a primeira edição de 2020 da Blitz da Saúde, programa social voltado aos mo...