sexta-feira, 23 de agosto de 2019

Museu da Língua Portuguesa lança programa educativo

Redação

Em 30 de agosto, será lançado no Museu da Língua Portuguesa lança, em São Paulo, o Programa Educativo – Escola, Museu e Território, com o objetivo de rearticular o diálogo com jovens, educadores e vizinhos, antes mesmo da reinauguração do local. As atividades do museu, que está na última fase de reconstrução, terão início em 30 e 31 de agosto e ocuparão o saguão da Estação da Luz, com programação gratuita voltada aos estudantes e aberta às famílias,  frequentadores da estação e ao público em geral.

A reinauguração do Museu da Língua Portuguesa está prevista para o primeiro semestre de 2020 | Foto: Ana Mello 

 Território Educativo e Cultural, se estenderão pelos próximos três meses e os resultados ajudarão a compor o programa educativo do museu, após sua reabertura em 2020. As ações estão sendo articuladas com uma rede de 23 instituições de educação, 25 de cultura, além de parcerias com instituições públicas de São Paulo.
As atividades, incluindo um curso de formação para professores de escolas públicas da região sobre

O Programa Educativo - Escola, Museu e Território é uma iniciativa do Fundação Roberto Marinho em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e tem como patrocinadores a EDP e o Grupo Globo, com apoio da CPTM, do Itaú Social e do Governo Federal por meio da lei federal de incentivo à cultura.

 Programação para estudantes de quatro a 14 anos
A cada 15 dias, às sextas-feiras (durante o dia inteiro), e no último sábado de cada mês (pela manhã), crianças e jovens poderão participar de atividades que estimulam diferentes linguagens; valorizam o idioma como forma de expressão e promovem reflexão sobre identidade, a partir das relações sociais e culturais do bairro. Entre as atividades de 30 de agosto estão teatro de palhaços, contação de histórias e uma ‘disco-aula’ com a história do hip hop, em uma programação segmentada por faixa etária, com a Mostra Imaginação (para estudantes entre 4 e 7 anos); Mostra Eu, o Outro e Nós (8 a 10 anos); e Mostra Comunicação (11 a 14 anos).

A programação inclui ainda Clube de Leitura, com encontros comandados pelo escritor Marcelo Maluf, que vão debater contos de autores brasileiros; e o Clube de Cinema, parceria com o Canal Futura que trará exibição de filmes seguida de debates. As atividades, também abertas ao público, são voltadas para ensino médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

No sábado (31), às 11h, a atração é a Obra Aberta, visita à obra de restauro do edifício do museu com encenação de contadores de história, que vão revelar o processo aos olhos do público. As senhas serão distribuídas 1 hora antes para o público em geral.

Ônibus andante e instalações interativas
Duas instalações interativas ocuparão o saguão da Estação da Luz, como parte do Laboratório da Língua, estimulando o público a investigar novas abordagens sobre texto, palavra e língua portuguesa. Os estudantes chegarão à estação, por meio do projeto Ônibus Andante. A atividade é um trajeto a pé, aos moldes de uma linha de ônibus, explorando a região da escola, com o objetivo de despertar o olhar e o interesse das crianças e jovens. No trajeto das três “linhas” do Ônibus Andante, os estudantes descobrem marcos urbanos, praças, prédios históricos e espaços públicos como o Vale do Anhangabaú e o Viaduto Santa Ifigênia, além das instituições culturais e escolares. O coletivo Ocupeacidade sinalizou os trajetos com uma intervenção artística, que demarca o percurso e cria provocações poéticas a partir de pontos mapeados da região.

Museu em reconstrução
A reinauguração do Museu da Língua Portuguesa está prevista para o primeiro semestre de 2020. Atualmente, está sendo realizada a reconstrução dos espaços internos. Foram concluídas as primeiras duas etapas da obra de recuperação do edifício: restauração das fachadas e esquadrias e reconstrução da cobertura do edifício. Durante a reconstrução, a língua portuguesa continua sendo celebrada como patrimônio imaterial e tema do museu, por meio de atividades culturais e educativas, como as realizadas em 2017, 2018 e 2019 no Dia Internacional da Língua Portuguesa, na Estação da Luz; na Flip; nas bienais do livro do RJ e SP; e na Festa Literária das Periferias (Flup).

A reconstrução do Museu da Língua Portuguesa é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo em parceria com a Fundação Roberto Marinho e tem como patrocinador máster a EDP, como patrocinadores Grupo Globo, Grupo Itaú, Sabesp e apoio da Fundação Calouste Gulbenkian e do Governo Federal, por meio da lei federal de incentivo à cultura. O IDBrasil é a organização social responsável pela gestão do museu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coop promove ações gratuitas de saúde no ABC e interior

Redação Em janeiro, a Coop - Cooperativa de Consumo realizará a primeira edição de 2020 da Blitz da Saúde, programa social voltado aos mo...