sexta-feira, 30 de agosto de 2019

História da independência é tema de seminário e exposição em São Paulo

Redação

A Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) da USP sedia em 10 e 11 de setembro, das 9h às 18h, o seminário Oliveira Lima e a (Longa) História da Independência, com idealização e coordenação do diplomata e historiador André Heráclio do Rêgo. Além do seminário, haverá uma exposição para ilustrar e contextualizar a trajetória de Oliveira Lima e sua atuação.

Na exposição, serão destaque as primeiras edições das obras assinadas pelo historiador, relatos e gravuras de viajantes que vieram ao Brasil no período, manuscritos e livros da época | Foto: divulgação

"Em 2017, completou o sesquicentenário do nascimento de Manuel de Oliveira Lima, com poucas comemorações. Por outro lado, estamos no período que antecede o bicentenário da independência. Pensei em unir as duas coisas, e sugeri à Biblioteca Mindlin que fosse realizado um seminário tendo por tema a contribuição de Oliveira Lima para a historiografia da independência, no âmbito do projeto 3 vezes 22", conta o diplomata. 

O Seminário tem como objetivo resgatar e revalorizar a obra de Oliveira Lima, num contexto que engloba os antecedentes, processo e consequências da independência do Brasil,  um período de  150 anos (1750-1900), coberto por diversos livros de Oliveira Lima. Na exposição, serão destaque as primeiras edições das obras assinadas pelo historiador, relatos e gravuras de viajantes que vieram ao Brasil no período, manuscritos e livros da época, todos oriundos do acervo da Biblioteca Brasiliana Mindlin e também do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da USP.

Oliveira Lima 
 Nascido em Pernambuco, em 1867, Oliveira Lima foi educado em Lisboa. O diplomata e  membro fundador da Academia Brasileira de Letras descreveu a sociedade brasileira e a portuguesa; desvendou as intrigas políticas e diplomáticas que caracterizaram o movimento da independência e o reconhecimento do império; deixou retratos definitivos de grandes personagens da época, a começar por dom João VI (Dom João VI no Brasil, sua obra mais reconhecida publicada em 1909); traçou, enfim, um panorama, um mural de Brasil e Portugal no século XIX, sobretudo no período que vai de 1808 a 1834.

Ao longo de sua trajetória, o diplomata escreveu sobre os antecedentes mais notáveis do processo independentista e sobre suas consequências mais duradouras.

Entre esses antecedentes, destaque-se a crescente preponderância do Brasil sobre Portugal, cujo ápice se concretizou com um fato inusitado e singular da história da humanidade: a transferência da Corte portuguesa para o Rio de Janeiro, em 1807, primeira vez em que um monarca europeu em funções atravessou a linha do equador.

Projeto 3x22
Ao completar o bicentenário da independência e o centenário da Semana de Arte Moderna em 2022, será uma oportunidade para refletir e redimensionar a história  do Estado e da sociedade, assim como da cultura histórica brasileira. O projeto 3 vezes 22 não será apenas a celebração de duas datas canônicas, mas uma tentativa de entrecruzar temporalidades, a saber: a Independência (1822), o Modernismo (1922) e a história do nosso tempo presente (2022).

Então, o projeto 3 vezes 22 vale-se do rico material conservado pela Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin para encontrar nos documentos, livros e nos autores esquecidos e renegados pelas vertentes dominantes de nossa historiografia as evidências, perspectivas e interpretações que possam contribuir para a análise da história, projetando questões que possam nortear a construção de um horizonte de autonomia no plano da cultura e da ciência.

A Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) fica na Rua da Biblioteca, 21, Cidade Universitária, Butantã, em São Paulo. Entrada gratuita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coop promove ações gratuitas de saúde no ABC e interior

Redação Em janeiro, a Coop - Cooperativa de Consumo realizará a primeira edição de 2020 da Blitz da Saúde, programa social voltado aos mo...