Conhecido como o nosso "cartão de visita", o sorriso possui um importante papel na nossa vida, pois é por meio dele que, muitas vezes, mostramos ao mundo como nos sentimos. Atualmente, vivenciamos uma época de superexposição nas redes sociais, e o sorriso pode se tornar um vilão para a autoestima de pessoas com alguma deficiência estética odontológica, como dentes mal posicionados, amarelados ou com cáries. No entanto, além das aparências, há questões que podem estar relacionadas até a uma série de problemas de saúde.
“É muito gratificante quando podemos observar a primeira foto sorrindo sendo publicada pelo paciente", conta dentista Robson André | Foto: divulgação |
Algumas pessoas têm vergonha do próprio sorriso a ponto de não ter uma foto sequer sorrindo, comenta o dentista Robson André. "Hoje em dia, facilmente podemos quantificar o quanto o sorriso de nosso paciente está afetando sua autoestima. Uma simples visita ao seu perfil do Instagram pode revelar um histórico de imagens sem sorrir, ou com sorrisos tímidos, sem exposição dos dentes, e esse quadro está ficando cada vez mais frequente".
O especialista aponta que a linguagem do rosto é provavelmente a forma mais comum de comunicação entre as pessoas e ressalta o motivo pelo qual problemas na estética dental e facial podem acarretar em outras questões de saúde e bem estar.
"A expressão facial não apenas traduz um sentimento, mas também o estimula. Ou seja, quem ri porque está feliz fica ainda mais feliz porque ri e o auto condicionamento para não sorrir pode acabar tendo uma ação inversa, deixando o indivíduo ainda mais infeliz. Fatores como o bullying e insegurança com a própria imagem podem ocasionar a privação do indivíduo ao convívio social e até mesmo gerar o aparecimento de outras doenças, tanto cardíacas, devido a bactérias bucais viajando na corrente sanguínea, como até mesmo a depressão, considerada o mal do século 21", explica o especialista.
Ele também conta que os avanços da odontologia estética possibilitaram tratamentos mais rápidos e eficazes como, por exemplo, o uso dos aparelhos ortodônticos invisíveis. “É muito gratificante quando podemos observar a primeira foto sorrindo sendo publicada pelo paciente. Constatar que a mudança no sorriso foi capaz de transformar sua autoestima é recompensador”, finaliza o dentista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário