segunda-feira, 19 de agosto de 2019

Veterinária lista os principais erros ao cuidar de cachorros

Redação

A veterinária Alessandra Amieiro, colaboradora da DogHero, listou alguns dos principais equívocos cometidos pelos donos de cachorros, além de comentar como evitá-los. Confira:

Cachorros precisam gastar energia, sentir cheiros diferentes e conhecer outros espaços, além do ambiente da casa, por isso, o passeio é essencial | Foto: reprodução 

1 - Dar comida de humano
Muitos “pais e mães” de cachorro costumam complementar a ração dos seus “filhotes de quatro patas” com comida de humano consumida por eles mesmos em casa. Além do hábito ser um dos fatores que mais contribui para a obesidade em cachorros, alimentos como chocolate, uva, açaí, carambola e tomate, por exemplo, são tóxicos e outros são de difícil digestão para os cãezinhos e podem fazê-los engasgar. Mesmo que o animal faça cara de pidão, resista. É melhor para a saúde dele!

2 - Não seguir a quantidade de ração recomendada
A ração de cachorro é um alimento completo, ou seja, que deve suprir todas as necessidades nutricionais do animal. Ela é uma forma mais fácil e prática de alimentar o seu cãozinho: depois de escolhida, basta oferecer a quantidade ideal para o animal diariamente. A informação sobre a quantidade de ração a ser oferecida está presente no rótulo, é importante que seja seguida à risca para evitar tanto a obesidade, quanto a desnutrição. Apesar disso, consulte o médico veterinário antes de decidir pelo alimento e a quantidade a ser oferecida ao seu cachorro. Além de esclarecer as suas dúvidas e assegurar o melhor alimento para o animal, a sugestão do veterinário levará em conta as especificidades como idade do animal e condições que são afetadas pela alimentação.

3 - Não escovar os dentes do cãozinho
Pesquisas mostram que mais de 80% dos cães com mais de seis anos apresentam problemas periodontais. Isso acontece porque muitos donos de cachorro não incluem a escovação dos dentes na rotina de higiene de seus filhotes peludos. O ideal, segundo Alessandra, é que a escovação seja feita diariamente e com produtos específicos para o animal.

4 - Pular algumas vacinas
Alguns pessoas focam apenas nas vacinas no período em que eles são filhotes e pulam algumas imunizações conforme o cão vai crescendo. É importante seguir à risca o protocolo vacinal e, principalmente, as orientações do veterinário com relação ao período de imunização. Se o profissional informar que o pet não pode se expor a outros cães durante um período, acredite. Isso garante um desenvolvimento saudável do cachorro.

5 - Medicar o cachorro em casa
Essa é, sem dúvida, uma prática que nunca deve ser feita, porque alguns medicamentos próprios para cães podem ser tóxicos para algumas raças e a dosagem errada pode levar a óbito. Fique longe dos remédios caseiros e não tente fazer uma avaliação via pesquisa no Google. Quando o cachorro se sentir mal, leve-o imediatamente a um veterinário. Ele saberá não apenas identificar a razão do mal-estar, como também decidir qual o melhor procedimento para cuidar da saúde dele.

6 - O cachorro fica solto em casa, por isso não passeio com ele
Este é outro erro comum. Muitos acham que pelo fato de o cachorro ficar solto em casa, ter um quintal para explorar, ter alguém ou outro cachorro para brincar são suficientes e, assim, o passeio é dispensável. Mas não é. Cachorros precisam gastar energia, sentir cheiros diferentes e conhecer outros espaços, além do ambiente da casa. Não podemos esquecer que os ancestrais dos cães viviam em vida livre, podiam andar, correr e caçavam para se alimentar. O passeio é importante para deixar o cãozinho feliz, mais calmo e sociável com outros cachorros e pessoas. Além disso, reduz a ansiedade do animal e, com isso, diversos problemas de comportamento, como o hábito de destruir objetos e latir em excesso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coop promove ações gratuitas de saúde no ABC e interior

Redação Em janeiro, a Coop - Cooperativa de Consumo realizará a primeira edição de 2020 da Blitz da Saúde, programa social voltado aos mo...