quarta-feira, 7 de agosto de 2019

Estação Santo André sedia exposição "Traços de Paranapiacaba"

Redação

Quem passar pela Estação Santo André, na Linha 10-Turquesa, até 6 de setembro terá a oportunidade de conferir a exposição "Traços de Paranapiacaba", da artista plástica Teresa Saraiva. A mostra – em cartaz desde a última segunda-feira (5) - reúne 13 desenhos, dos quais sete formam uma grande figura, com 3,5 metros. Os outros compõem trípticos de 1,5 metro. Os desenhos P&B foram feitos com grafite sobre papel Ingres Fabriano.

A exposição é gratuita para os passageiros | Foto: Divulgação CPTM

As obras mostram a histórica Vila Ferroviária inserida em sua paisagem e seus edifícios significativos como a torre do relógio, que dá para ser vista na chegada à cidade, a Igreja Bom Jesus e o grupo escolar Senador Lacerda Franco, que data de 1919 e, atualmente, é sede administrativa da Prefeitura de Santo André na vila, entre outras imagens.

Os registros são característicos dos traços da artista, fruto de sua sensibilidade e expressividade. Em 2017, a desenhista expôs esses trabalhos e lançou o livro Traços de Paranapiacaba, com prefacio do professor doutor Benedito Lima de Toledo.

Após 6 de setembro, a mostra itinerante seguirá para a Estação Tamanduateí, depois Luz e Jundiaí, percorrendo os trilhos que um dia foram conhecidos como Estrada de Ferro Santos-Jundiaí. Essa linha foi construída pela companhia inglesa SPR (São Paulo Railway) para transportar o café produzido pelos fazendeiros paulistas até o porto de Santos. Em 1992, a linha foi dividida e coube a CPTM administrar os trechos Luz – Jundiaí, pela Linha 7-Rubi (antiga Linha A), e Brás – Rio Grande da Serra, pela Linha 10-Turquesa (antiga Linha D).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coop promove ações gratuitas de saúde no ABC e interior

Redação Em janeiro, a Coop - Cooperativa de Consumo realizará a primeira edição de 2020 da Blitz da Saúde, programa social voltado aos mo...