terça-feira, 6 de agosto de 2019

Fórum voltado à igualdade racial acontece nesta quinta-feira

Redação

Nesta quinta-feira (08), o Memorial da América Latina, em São Paulo, sedia a quarta edição do Fórum Sim à Igualdade Racial, maior evento gratuito de conexão entre profissionais negros da América Latina. Organizado pelo Instituto Identidades do Brasil (ID_BR), o evento espera receber mais de mil profissionais, das 12h às 22h, em uma programação que reunirá diversas personalidades.

Licínio Januário e Sol Menezzes são os apresentadores desta 4ª edição do Fórum Sim à Igualdade Racial | Fotos: divulgação 

A diretora-executiva do ID_BR e organizadora do evento, Luana Génot, explica o mote do evento. “Esperamos que essa seja uma oportunidade efetiva de conexão entre profissionais negros e empresas. Investir em igualdade racial é mais do que uma tendência, além de ser respaldado por Lei, é lucrativo para os negócios e tem sido parte de estratégia de crescimento e inovação para muitas empresas. Com os últimos acontecimentos as empresas estão ficando atentas seja pelo amor ou pela dor”, afirma.

Entre os nomes confirmados da programação estão: o chef João Diamante, Konrad Dantas, da KondZilla; Camila Farani, do Shark Tank Brasil; a atriz Juliana Alves, o comediante Yuri Marçal, além de executivos como Daniela Falcão, diretora das Edições Globo Condé Nast; Dênis Caldeira, diretor de negócios para pequenas empresas para a América Latina no Facebook e Hamilton Amadeo, CEO da Aegea, empresa de saneamento que tem o maior programa de Igualdade Racial do País.

Com o casal de atores Sol Menezzes e Licínio Januário como mestres de cerimônia, o Fórum trará na seção “Oráculo” diferentes histórias de superação e sucesso de importantes nomes do mercado, como Konrad Dantas, da Kondzilla; o chef João Diamante, a atriz Gabriela Loran e o comediante e influenciador Yuri Marçal.

“Eu estou muito ansioso, feliz e animado para o Fórum. Vamos trocar experiências com a galera, falando sobre a minha vivência, a carreira tão precoce e as coisas que já aconteceram em tão pouco tempo, nestes três anos. Vou falar também sobre a minha vivência enquanto pai, favelado. Quero muito estar trocando com o público e falar com o coração, buscando essa identificação da galera que vai me ouvir”, conta Marçal.

Já Diamante, atualmente chef de cozinha no espaço Na Minha Casa, no Rio de Janeiro, e jurado do programa Cozinheiros em Ação, do GNT, também falou sobre a expectativa para o Fórum. “Eu vou compartilhar um pouquinho da minha história de vida, dizendo como fiz para chegar até aqui, e vou aprender com grandes profissionais negros do nosso País. Será uma bela oportunidade para que haja bastante troca, networking e conhecimento de ambas as partes”, destaca.

Dividido em grandes painéis temáticos, o encontro terá o debate “Raça e Mercado de Trabalho”, com a participação de Luana Génot, Daniela Falcão, Eduardo Santos, CEO da EF Educations First, e Hamilton Amadeo.

“Vamos nos encontrar no Fórum Sim à Igualdade Racial de 2019 para trocar experiências que nos capacitam a acelerar o processo de resgate da dívida que a sociedade brasileira acumulou com as pessoas discriminadas.”, destaca Amadeo.

Já no painel “Educação Financeira: a melhor forma de utilizar o seu dinheiro” com Karine Bueno, head de sustentabilidade do Santander; Jackeline Busnello Vaz, gerente de diversidade e inclusão do Bradesco; Maira Machado, gerente de inclusão e empreendedorismo do Itaú e Bia Santos, CEO da Barkus Educaional, será destacado de que forma os grandes bancos do País estão pensando o combate da desigualdade racial, a partir do empoderamento econômico da população negra.

Entender onde estamos e para onde iremos politicamente é o que mudará a sociedade. De olho nesta consciência crítica, o Fórum Sim à Igualdade Racial coloca na roda de discussão a política do nosso País em “Pensando e movendo a política brasileira”. Raull Santiago, do coletivo Papo Reto; Samuel Emílio, bolsista do ID_BR; Tom Mendes, gerente do ID_BR e Renata Machado, coordenadora da Rádio Yandê, vão debater sobre o tema.

Tecnologia e inclusão é outro assunto que será contemplado no evento, haverá ainda apresentações artísticas como pocket shows da cantora e compositora Monique Brito e uma apresentação do Ballet Paraisópolis.

Entre as atividades disponíveis no dia, está ainda o “Trampa Comigo?”, uma parceria entre o ID_BR e a 99jobs.com, na qual mais de dez empresas farão um pitch de cerca de 1 minuto sobre o tema “igualdade racial na minha empresa”. Após a breve apresentação, um QR Code será exibido no telão para a plateia interessada poder acessar e se candidatar a uma vaga de trabalho na empresa que mais gostou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coop promove ações gratuitas de saúde no ABC e interior

Redação Em janeiro, a Coop - Cooperativa de Consumo realizará a primeira edição de 2020 da Blitz da Saúde, programa social voltado aos mo...