sexta-feira, 23 de agosto de 2019

Veterinária comenta cinco erros na hora de alimentar o cachorro

Redação

Você sabia que o cão tem uma maneira diferente de se alimentar? De acordo com a médica veterinária e coordenadora de Comunicação Cientifica da Equilíbrio Super Premium (Total Alimentos), Bárbara Benitez, a refeição deve ser regrada, com isso, o tutor evita que o cachorro fique obeso. Mas existem erros muito comuns, que são cometidos pelos tutores de cães na hora da alimentação. Confira abaixo os principais:

snacks funcionais aos cachorros, ao invés de ossos, que podem perfurar algum órgão | Foto: Freepik

Dar comida durante a sua refeição
Os cachorros sabem como ninguém pedir comida, mas alimentá-lo erradamente ensina que chorar e latir são as melhores maneiras de ele conseguir o que quer. Além disso, o problema de alimentar o cachorro com comida caseira, além da ração, é que ele consumirá mais calorias do que precisa e pode acabar engordando.

Dar restos de comida caseira
A ração para cães é balanceada, tem os nutrientes necessários e na quantidade correta para o organismo, de acordo com seu estágio fisiológico (filhote, adulto e idoso). Muitas pessoas acreditam que alimentar os cachorros com sobras das refeições é suficiente, ou que podem ser fornecidas como complemento à ração.
Porém, as necessidades nutricionais dos cães são diferentes das humanas, o que pode levar à desnutrição ou obesidade. Além disso, alguns temperos podem fazer mal ao cachorro e a comida caseira, quando fornecida no longo prazo pode causar tártaro.

Dar ossos
Os cães adoram roer ossos de aves e bovinos, porém não é recomendável, uma vez que podem perfurar o esôfago, estômago ou intestino do cachorro. Recomendamos os snacks funcionais, que são específicos para os cães e trazem inúmeros benefícios para sua saúde e não causam riscos de perfurar nenhum órgão digestivo do animal.

Não controlar a quantidade de ração fornecida por dia
Deixar o pote de ração sempre cheio dá menos trabalho, mas pode fazer o seu cachorro comer além do necessário e gerar um quadro de obesidade. O ideal é que cães sejam alimentados de duas ou três vezes por dia e ter uma rotina é importante para o animal. Porém, se a rotina do tutor não permitir, eles podem ser alimentados uma vez ao dia, porém a quantidade precisa ser medida. Lembre-se de fornecer água limpa e fresca à vontade.

Escolher a ração errada (raça, porte, idade)
Dar a ração certa para o tamanho, idade e raça do seu cachorro é essencial para a nutrição e saúde dele. Em qualquer fase de vida você, deve-se fornecer o melhor alimento para o pet. Em caso de dúvidas, é essencial procurar um veterinário, que saberá das necessidades especiais do pet e ajudará na escolha certa da alimentação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coop promove ações gratuitas de saúde no ABC e interior

Redação Em janeiro, a Coop - Cooperativa de Consumo realizará a primeira edição de 2020 da Blitz da Saúde, programa social voltado aos mo...