segunda-feira, 26 de agosto de 2019

Livro aborda como alterar o "mindset" e inovar no mundo corporativo

Redação

O grande desafio, hoje, para as empresas é conseguir superar velhas fórmulas e ter a inovação como ponto central. Muitas empresas sucumbiram quando a palavra de ordem é a disrupção. Para analisar esse cenário, a Editora Évora lança, nesse mês, o livro Desconstruindo o mindset e construindo inovação – usando a neurociência para alavancar resultados de Solange Mata Machado.

A proposta do livro faz parte do estudo e das observações da autora que afirma  que "os modelos mentais inibem a inovação" | Imagem: reprodutação

Doutora e mestre em inovação e competitividade pela FGV, com pós-doutorado em neurociência aplicada à tecnologia pela Universidade de Minas Gerais (UFMG), ela explica que a "inovação significa gerenciar e desenvolver diferentes mindsets para diferentes atividades. As organizações inovadoras são ambidestras quando elas conseguem exploit e explore. Exploit é a capacidade organizacional de focar a eficiência operacional, o ‘incrementalismo’, criando melhorias contínuas para os negócios atuais. O explore busca novas oportunidades criando novos conhecimentos. O primeiro melhora e mantém o que se construiu no passado, enquanto o segundo olha para o futuro".

A autora sustenta seu processo de investigação com a neurociência e começa a ampliar o horizonte com respostas, que ajudarão as organizações e as pessoas a serem mais inovadoras.  "Quem possui mindset de crescimento tem a capacidade de desenvolver qualquer tipo de talento", comenta Solange. A proposta do livro faz parte do estudo e das observações da autora que afirma  que "os modelos mentais inibem a inovação".

Solange reflete sobre os diferentes tipos de comportamentos e motivações conforme o mindset de cada um e explica que pessoas com mindset de crescimento são mais persistentes e gostam de desafios, não se preocupando com riscos ou problemas, enquanto as de mindset fixo evitam riscos, não gostam de mudanças e tem dificuldade de adaptação.

Desta forma, quem tem "o mindset de crescimento tem maior propensão às inovações mais transformacionais, enquanto o mindset fixo possuem maior propensão à inovação incremental". Ao final de cada capítulo, a autora destaca os pontos principais e deixa questões para que o leitor se aproxime, cada vez mais, da proposta da publicação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coop promove ações gratuitas de saúde no ABC e interior

Redação Em janeiro, a Coop - Cooperativa de Consumo realizará a primeira edição de 2020 da Blitz da Saúde, programa social voltado aos mo...