quarta-feira, 14 de agosto de 2019

Concertos gratuitos acontecem na Catedral da Sé

Redação

Em continuidade ao "Projeto Cem Anos da Cripta da Catedral da Sé", lançando em 06 de julho, na cripta da Catedral, neste sábado (17), às 16h, na Cripta, é a vez da apresentação do duo Alexandre e Gabriel Ribeiro.

Neste sábado (17), às 16h, na Cripta, se apreenta o duo Alexandre Ribeiro e Gabriel Ribeiro | Foto: divulgação

Alexandre Ribeiro é o principal músico brasileiro especializado em teorba – um instrumento de cordas do século XVI. Começou na música no início da década de 1990 com somente 10 anos de idade. É bacharel em violão erudito e pós-graduado em educação musical, especializado em instrumentos de cordas dedilhadas antigas. Em 2013, preparou seu álbum solo, Teorba.

Gabriel Ribeiro, filho de Alexandre, é considerado um prodígio no violão, tocando desde os oito anos. Agora com 12 anos, pai e filho executam um repertório que vai de Bach a Beatles, passando por Luiz Gonzaga e outros.

Sobre o projeto 
Em 2019, a Cripta da Catedral da Sé completa 100 anos. Produzida pelo Ministério da Cidadania e pelo Estúdio Centro, com o patrocínio da Sabesp e do Governo do Estado de São Paulo, a "Série Concertos 100 Anos da Cripta da Catedral da Sé" traz 30 apresentações reunindo grandes nomes e revelações da música instrumental e do canto coral brasileiros.

Os concertos gratuitos acontecem aos sábados, às 16 horas, com capacidade para 80, ou 120 pessoas, conforme local onde serão realizados.  Todos terão, em média, uma hora de duração, com transmissão ao vivo pela internet. A programação irá de julho de 2019 a março de 2020. A programação da série, conteúdos exclusivos e a íntegra dos concertos já realizados poderão ser acessadas nas redes sociais e no site do projeto.

Curiosidades sobre a cripta
 A cripta está a 7 metros de profundidade em relação à Praça da Sé. Foi projetada pelo alemão Maximilian Emil Hehl, professor de arquitetura e engenharia da Escola Politécnica. Abriga 32 câmaras mortuárias, 18 delas ocupadas por personagens ligados à igreja e à cidade de São Paulo.

Seguindo a tradição das catedrais europeias, a Cripta da Catedral da Sé abriga personagens fundamentais da história da cidade. Os restos mortais do cacique Tibiriçá (considerado o primeiro cidadão paulistano) e do Regente Feijó (que governou o Brasil enquanto Dom Pedro II era criança) estão no local, em túmulos com esculturas em bronze (e em tamanho real) retratando passagens de suas vidas.

Possui duas destacadas esculturas de Jó e São Jerônimo, produzidas por Francisco Leopoldo e Silva em Roma. O artista foi colega de Brecheret, com quem estudou na Academia da França.

Tem um conjunto de quatro vitrais destacando elementos da flora e agricultura presentes no Brasil. Durante a construção da Catedral, os vitrais serviam de iluminação parcial à Cripta. Com a catedral pronta, foram cobertos pela própria catedral (e hoje são destacados por iluminação elétrica). Foram produzidos pela Casa Conrado, a mesma responsável pelos vitrais do Mercadão.

Os detalhes em metal da Cripta foram fundidos em bronze no Liceu de Artes e Ofícios.

Relevos produzidos por Ferdinando Frick destacam anjos com trombetas e uma ampulheta, remetendo ao cenas do juízo final.

Dentre os sepultados na cripta, está o frei Bartolomeu de Gusmão: considerado o inventor do balão. Nascido em São Vicente, viveu na Espanha no Século XVII, foi acusado de bruxaria pela inquisição e inspirou um dos personagens principais de José Saramago no livro Memorial do Convento.

O corpo de Santos Dumont ficou guardado na Cripta durante julho e dezembro de 1932, na Revolução Constitucionalista, até ser transportado em segurança para ser sepultado no Rio de Janeiro.

O mais recente sepultado na Cripta foi Dom Paulo Evaristo Arns, em 2016. O texto em latim diante de seu mausoléu descreve sua importância pela preservação dos pelos Direitos Humanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coop promove ações gratuitas de saúde no ABC e interior

Redação Em janeiro, a Coop - Cooperativa de Consumo realizará a primeira edição de 2020 da Blitz da Saúde, programa social voltado aos mo...